Análise socioprodutiva da agricultura familiar no Amazonas: um estudo avaliativo em três municípios da Região Metropolitana de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0042Palabras clave:
Agricultura amazônica, Agricultor, Produção vegetal, RibeirinhoResumen
A agricultura brasileira tem passado por mudança significativas nos últimos anos, com início da revolução industrial o número de propriedades tem diminuído em surgido grandes unidades produtivas caracterizadas pela monocultura. Porém grande parte dos produtos que abastecem a população brasileira é proveniente do pequeno produtor, designado como produtor familiar. Compreender as relações socioprodutivas é de fundamental importância para se adequas políticas especificas que beneficie esses produtores permitindo a igualdade de direitos e uma competição justa com as grandes empresas do campo. Foram realizados questionários com produtores familiares de três municípios da região metropolitana de Manaus e dados adicionais foram obtidos do censo agropecuário 2017 e interpretados. As unidades de produção familiar são administradas em sua maioria por homens com idade entre 45 e 65 anos. A principal fonte de renda das propriedades vem da produção vegetal, mas cada município apresenta adequações as produtivas de um ou mais seguimentos de produção agrícola associados. A maior diversidade de produtos agrícolas promove maior estabilidade de renda.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.