Análise socioprodutiva da agricultura familiar no Amazonas: um estudo avaliativo em três municípios da Região Metropolitana de Manaus

Autores/as

  • Janderlin Patrick Rodrigues Carneiro Universidade Federal do Amazonas
  • Therezinha de Jesus Pinto Fraxe Universidade Federal do Amazonas
  • Jaisson Miyosi Oka Universidade Federal do Amazonas
  • Mônica Suani Barbosa da Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Vinicius Verona Carvalho Gonçalves Universidade Federal do Amazonas
  • Gislany Mendonça de Sena Universidade Federal do Amazonas
  • Márcia Cristina Rodrigues Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Suzy Cristina Pedroza da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Nathaly Pinheiro Rabelo Universidade Federal do Amazonas
  • Ademar Roberto Martins Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0042

Palabras clave:

Agricultura amazônica, Agricultor, Produção vegetal, Ribeirinho

Resumen

A agricultura brasileira tem passado por mudança significativas nos últimos anos, com início da revolução industrial o número de propriedades tem diminuído em surgido grandes unidades produtivas caracterizadas pela monocultura. Porém grande parte dos produtos que abastecem a população brasileira é proveniente do pequeno produtor, designado como produtor familiar. Compreender as relações socioprodutivas é de fundamental importância para se adequas políticas especificas que beneficie esses produtores permitindo a igualdade de direitos e uma competição justa com as grandes empresas do campo. Foram realizados questionários com produtores familiares de três municípios da região metropolitana de Manaus e dados adicionais foram obtidos do censo agropecuário 2017 e interpretados. As unidades de produção familiar são administradas em sua maioria por homens com idade entre 45 e 65 anos. A principal fonte de renda das propriedades vem da produção vegetal, mas cada município apresenta adequações as produtivas de um ou mais seguimentos de produção agrícola associados. A maior diversidade de produtos agrícolas promove maior estabilidade de renda.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janderlin Patrick Rodrigues Carneiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2019). Graduação em Serviço Social pela Faculdade Metropolitana de Manaus (2010) Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, pesquisador do Núcleo de Socioeconomia/FCA - UFAM .Integra a equipe de pesquisadores do Laboratório Socioambiental do Centro de Ciências do Ambiente. Desenvolve pesquisas socioeconômicas e projetos de pesquisa e extensão rural em comunidades amazônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Socioeconomia, Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Organização Social, Associativismo, Cooperativismo, Desenvolvimento Econômico e Identificação de Mercados Potenciais.

Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é consultora ad hoc da Universidade Federal do Amazonas e professora titular da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora temática da área de Socioeconomia do Instituto Acariquara. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, sustentabilidade, sistemas agroflorestais, amazônica. Ocupa o cargo de Vice-Reitora da Universidade Federal do Amazonas 

Jaisson Miyosi Oka, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2008), mestrado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição mineral, plantas medicinais, adubos orgânicos, espécies florestais e hortaliças e calagem. Atuo como professor na área das ciências agrárias com experiencia em Ensino à Distancia.

Mônica Suani Barbosa da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2004), graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015) e mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2017). Atualmente integra projetos de pesquisas e extensão no Núcleo de Socioeconomia (NUSEC / UFAM). Doutorado em andamento (2019) em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Conceito CAPES 4) na Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil, Orientadora: Professora Titular Dra. Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.

Vinicius Verona Carvalho Gonçalves, Universidade Federal do Amazonas

Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia. Graduado em geografia pela Universidade Federal de São João del Rei (2015) e mestre em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Atua principalmente nos temas: desembarque pesqueiro, dinâmica de áreas alagadas, sensoriamento remoto, geoprocessamento, métodos estatísticos em geografia. Atualmente é pesquisador do Laboratório Socioambiental na Universidade Federal do Amazonas onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Gislany Mendonça de Sena, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Metropolitana de Manaus(FAMETRO), atualmente faz parte do Núcleo de Socioeconomia , onde atuou como bolsista de PIBIC-JR nos anos de 2008 e 2009 pelo Projeto PIATAM e foi bolsista de PIBIC nos anos de 2016 e 2017. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia/2019. Doutorado em andamento em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 

Márcia Cristina Rodrigues Silva, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Anhanguera de Niterói (2014). Técnica em Agropecuária pelo Colégio Estadual Agrícola José Soares Júnior (2012). Tem experiência na área de Gestão Ambiental, com ênfase em Sustentabilidade e Agroecologia, pesquisadora do Núcleo de Socioeconomia/FCA - UFAM . Desenvolve pesquisas no âmbito da Sustentabilidade e projetos de pesquisa e extensão rural em comunidades amazônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Socioeconomia, Conservação de Sementes, Agricultura Familiar, Cooperativismo e Desenvolvimento Econômico.

Suzy Cristina Pedroza da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Ensino Superior e Mãe. Possui Pós-Doutorado na Área Ambiental. É Doutora em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília - UnB em 2014. Mestre em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas em 2006. Possui Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas em 2003 e Licenciatura em Geografia pela UNIP em 2020. Tem experiência na área Ambiental e de Geoprocessamento Aplicado. Atualmente é professora do CED (Centro de Educação a Distância) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Nathaly Pinheiro Rabelo, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM). Possui Especialização internacional em design de produtos sustentáveis, na Itália (COSMOB, Pesaro - 2012). Bacharel em Design de Produtos e Gráfico (Faculdade Martha Falcão/Manaus - 2009). Atualmente é pesquisadora no Núcleo de Socioeconomia (NUSEC) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Participa de atividades de pesquisas e extensão em comunidades amazônicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Comunicação, Educomunicação, Socioeconomia, Agricultura Familiar, Organização Social, Associativismo, Cooperativismo, Desenvolvimento Econômico e Identificação de Mercados Potenciais.

Ademar Roberto Martins Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Tem experiência na área de ciências ambientais e gestão de projetos. Atualmente integra projetos de pesquisas no Núcleo de Socioeconomia (NUSEC / UFAM) nas seguintes áreas: Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Conservação da Sociobiodiversidade e Gestão de Projetos Ambientais.

Publicado

2021-08-22

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a