Reserva extrativista para quê? O olhar de quatipuru-mirim sobre a Resex marinha de Tracuateua e as políticas públicas implementadas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0042Palabras clave:
Área protegida, Percepção ambiental, Comunidade tradicional, Políticas PúblicasResumen
A Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua (Resex-Mar de Tracuateua) é uma unidade de conservação (UC) federal que possui uma única comunidade tradicional dentro de sua área, a comunidade de Quatipuru-Mirim. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar como comunitários de Quatipuru-Mirim percebem a existência da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua e quais políticas públicas têm sido implementadas na comunidade. Esta UC está localizada no Nordeste Paraense, no município de Tracuateua, distante cerca de 40 minutos da sede municipal. A pesquisa teve cunho qualitativo com aplicação de entrevistas a 15 moradores, abordando questões referentes ao conhecimento da unidade, sua gestão, importância e impacto na vida da comunidade. Para além disso, foi realizado um panorama das políticas públicas sociais e as voltadas para áreas protegidas, que estão implementadas na Resex. Os moradores reconhecem que estão dentro de uma unidade de conservação, no entanto, tem pouca participação nos processos de gestão, relacionando muitas vezes a existência da área apenas a construção de casas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). No que tange às políticas públicas, o Programa de habitação do INCRA é o mais presente na comunidade, enquanto as políticas sociais voltadas a saúde e a infraestrutura são precárias, afetando a qualidade de vida dos moradores da comunidade de Quatipuru-Mirim. Diante dessa realidade, é preciso realizar ações que gerem melhorias aos moradores, bem como promovam o sentimento de governança para a incorporação do sentimento de pertencimento a uma área protegida, considerando que este sentimento possibilitará a efetiva proteção desse espaço e do modo de vida desta comunidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.