Panorama global da produção científica sobre carcinicultura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0047

Palabras clave:

Carcinicultura, Criação de Camarão, Zona Costeira

Resumen

A carcinicultura é uma atividade que apresenta tendência de crescimento nas regiões tropicais do mundo nas últimas décadas. Isso se deve a fatores como o valor de mercado do camarão, o aumento do mercado consumidor e à adaptação deste ao cultivo. Este artigo tem por objetivo analisar a produção científica sobre a carcinicultura com o recorte temporal entre os anos de 1970 a 2018. Assim, o artigo apresenta as métricas da produção e difusão do conhecimento científico sobre a temática a partir dos resultados indexados na base de dados Web of ScienceTM. Como resultados aponta-se que grande parte dos estudos que envolvem a carcinicultura analisam doenças e patógenos relacionados ao cultivo do camarão. Há estudos que relacionam que a gestão integrada da atividade à redução de doenças. Diversos fatores (salinidade, clima, temperatura, pluviosidade, qualidade da água, e efluentes) podem interferir na gestão e desenvolvimento da atividade. Estudos mais recentes demonstram que as pesquisas científicas relativas à atividade ainda demonstram uma preocupação latente com o vírus mancha branca. Em adição, estudos de viabilidade ambiental e econômica vêm sendo desenvolvidos em busca de garantir que a atividade melhore o desempenho, reduzindo os custos operacionais (econômicos) e impactos ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior, Instituto Federal do Piauí

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestrado em Geografia pelo Programa de Mestrado em Análise e Planejamento Espacial - MAPEPROF, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Pós Graduação em MBA Executivo pelo Instituto Camilo Filho (2016). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2005). Atualmente é professor do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí. Membro do LEEOA - Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes. Vice líder do Grupo de Pesquisa MAMDES - Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Membros dos Grupos de Pesquisa: GEPAD - Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração, do GERIR - Gestão, Empreendedorismo Regional, Inovação e Responsabilidade Socioambiental, do Instituto Federal do Piauí e do Grupo de Pesquisa NEON - Núcleo de Estudos Organizacionais do Nordeste. Tem experiências na áreas de Administração, Geografia e Meio Ambiente.

Glairton Cardoso Rocha, Instituto Federal do Piauí

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro (2015). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2006). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Docente permanente do Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial (IFPI). Líder do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do IFPI - MAMDES. Pesquisador nos grupos de pesquisa: LAGGEF - Geoprocessamento e Geografia Física (UFRN); e Grupo de Pesquisa em Geotecnologias para Estudos Ambientais e Urbanos ? GEAU/IFPI. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Geomorfologia, Geografia Costeira e Climatologia.

Linnik Israel Lima Teixeira, Instituto Federal do Piauí

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (PPGA-FEA/USP), Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Piaui - Campus Piripiri. Editor na Revista SOMMA do Instituto Federal do Piauí e revisor na Revista Práticas em Gestão Pública Universitária - PGPU. Implantou e coordena o Laboratório de Estudos Estratégicos em Organizações e Ambientes - LEEOA no Instituto Federal do Piauí. Tem interesse pelos temas: Estratégia, Gestão Pública, Gestão Universitária e Gestão Ambiental

Elane dos Santos Silva Barroso, Instituto Federal do Piauí

Professora efetiva do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí, ministrando as disciplinas da área de contabilidade geral, contabilidade de custos e pesquisa na administração. Membro do LEEOA-Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes. Faz parte do grupo de pesquisa GEPAD- Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e do NEON - Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste, do Instituto Federal do Piauí. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de pessoas, relações de trabalho, sofrimento no trabalho e empreendedorismo.

Laíse do Nascimento Silva, Instituto Federal do Piauí

Formação: Mestranda no programa de pós-graduação em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduação no curso bacharelado em Administração pelo Instituto Federal do Piauí. Participou como bolsista voluntária do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PIBIC/IFPI em 04 projetos diferentes (2017-2020); Laboratório de Humanidades e do Laboratório de Estudos Estratégicos em Organizações e Ambientes-LEEOA/IFPI. Participante do grupo de Pesquisa-Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste-NEON/IFPI e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração (GEPAD)/CNPQ. Participou profissionalmente na Empresa Júnior Intitulada Atena Consultoria Júnior Como Diretora de Recursos Humanos no período de 07/03/2019 a 23/11/2020. Experiência em monitoria de pessoa portadora de necessidades especiais (VISUAL) no período de 2016 a 2018 com carga horária 20 horas semanais. Participação como monitora em organização de eventos, cursos e avaliadora de projetos. Atuou por 03 meses como estagiária na empresa de microcrédito CEAPE- CENTRO DE APOIO AOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS. Atuou como estagiária no setor Administrativo- Direção Geral do IFPI- Campus Piripiri-PI e no setor Coordenação de Extensão nesta mesma instituição de ensino. 

Rafael Fernandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar-UnP, com intercâmbio doutoral desenvolvido na University of British Columbia, Vancouver-Canadá, através do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Mestre (Unifor) e Bacharel (UFPI) em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER), Especialista em Docência do Ensino Superior (CEUT) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (IFPI). Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI-Campus Piripiri e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON", cadastrado no CNPQ. Editor Associado da Revista CONTEXTUS-UFC. Avaliador ad hoc da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)/MEC e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)/MEC. Interesse de pesquisa em identidades, gênero, diversidade e relações de trabalho, ensino e pesquisa em administração, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Publicado

2021-07-15