Global panorama of the scientific production on shrimp farming

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0047

Keywords:

Shrimp farming, Shrimp breeding, Coastal Zone

Abstract

Shrimp farming is a growing trend in tropical regions of the world in recent decades. This is due to factors such as the market value of the shrimp, the increase in the consumer market and the adaptation of this to the cultivation. This article aims to analyze the scientific production on shrimp farming with the time frame between the years 1970 to 2018. Thus, the article presents the metrics of production and diffusion of scientific knowledge on the theme from the indexed results in the Web of ScienceTM database. As a result, it is pointed out that most of the studies involving shrimp farming analyze diseases and pathogens related to shrimp cultivation. There are studies that relate the integrated management of the activity to the reduction of diseases. Several factors (salinity, climate, temperature, rainfall, water quality, and effluents) can interfere with the management and development of the activity. More recent studies demonstrate that scientific research related to the activity still shows a latent concern with the white spot virus. In addition, environmental and economic feasibility studies have been developed in order to ensure that the activity improves performance, reducing operational (economic) costs and environmental impacts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior, Instituto Federal do Piauí

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestrado em Geografia pelo Programa de Mestrado em Análise e Planejamento Espacial - MAPEPROF, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Pós Graduação em MBA Executivo pelo Instituto Camilo Filho (2016). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (2005). Atualmente é professor do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí. Membro do LEEOA - Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes. Vice líder do Grupo de Pesquisa MAMDES - Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Membros dos Grupos de Pesquisa: GEPAD - Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração, do GERIR - Gestão, Empreendedorismo Regional, Inovação e Responsabilidade Socioambiental, do Instituto Federal do Piauí e do Grupo de Pesquisa NEON - Núcleo de Estudos Organizacionais do Nordeste. Tem experiências na áreas de Administração, Geografia e Meio Ambiente.

Glairton Cardoso Rocha, Instituto Federal do Piauí

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro (2015). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2006). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Docente permanente do Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial (IFPI). Líder do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do IFPI - MAMDES. Pesquisador nos grupos de pesquisa: LAGGEF - Geoprocessamento e Geografia Física (UFRN); e Grupo de Pesquisa em Geotecnologias para Estudos Ambientais e Urbanos ? GEAU/IFPI. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Geomorfologia, Geografia Costeira e Climatologia.

Linnik Israel Lima Teixeira, Instituto Federal do Piauí

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (PPGA-FEA/USP), Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Piaui - Campus Piripiri. Editor na Revista SOMMA do Instituto Federal do Piauí e revisor na Revista Práticas em Gestão Pública Universitária - PGPU. Implantou e coordena o Laboratório de Estudos Estratégicos em Organizações e Ambientes - LEEOA no Instituto Federal do Piauí. Tem interesse pelos temas: Estratégia, Gestão Pública, Gestão Universitária e Gestão Ambiental

Elane dos Santos Silva Barroso, Instituto Federal do Piauí

Professora efetiva do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí, ministrando as disciplinas da área de contabilidade geral, contabilidade de custos e pesquisa na administração. Membro do LEEOA-Laboratório de Estudos Organizacionais Estratégicos em Organizações e Ambientes. Faz parte do grupo de pesquisa GEPAD- Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e do NEON - Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste, do Instituto Federal do Piauí. Áreas de interesse em pesquisa: Gestão de pessoas, relações de trabalho, sofrimento no trabalho e empreendedorismo.

Laíse do Nascimento Silva, Instituto Federal do Piauí

Formação: Mestranda no programa de pós-graduação em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduação no curso bacharelado em Administração pelo Instituto Federal do Piauí. Participou como bolsista voluntária do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-PIBIC/IFPI em 04 projetos diferentes (2017-2020); Laboratório de Humanidades e do Laboratório de Estudos Estratégicos em Organizações e Ambientes-LEEOA/IFPI. Participante do grupo de Pesquisa-Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste-NEON/IFPI e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração (GEPAD)/CNPQ. Participou profissionalmente na Empresa Júnior Intitulada Atena Consultoria Júnior Como Diretora de Recursos Humanos no período de 07/03/2019 a 23/11/2020. Experiência em monitoria de pessoa portadora de necessidades especiais (VISUAL) no período de 2016 a 2018 com carga horária 20 horas semanais. Participação como monitora em organização de eventos, cursos e avaliadora de projetos. Atuou por 03 meses como estagiária na empresa de microcrédito CEAPE- CENTRO DE APOIO AOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS. Atuou como estagiária no setor Administrativo- Direção Geral do IFPI- Campus Piripiri-PI e no setor Coordenação de Extensão nesta mesma instituição de ensino. 

Rafael Fernandes de Mesquita, Instituto Federal do Piauí

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar-UnP, com intercâmbio doutoral desenvolvido na University of British Columbia, Vancouver-Canadá, através do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Mestre (Unifor) e Bacharel (UFPI) em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER), Especialista em Docência do Ensino Superior (CEUT) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (IFPI). Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI-Campus Piripiri e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON", cadastrado no CNPQ. Editor Associado da Revista CONTEXTUS-UFC. Avaliador ad hoc da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)/MEC e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)/MEC. Interesse de pesquisa em identidades, gênero, diversidade e relações de trabalho, ensino e pesquisa em administração, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Published

2021-07-15