Restauração ecológica em áreas de mineração por cascalho no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0008Palabras clave:
Jazida de extração de cascalho, Recuperação de áreas degradadas, Regeneração natural, Resíduo florestal, Técnicas de nucleaçãoResumen
A prática de restauração florestal vem se tornando cada vez mais necessária, visto que a perda da superfície florestal, ocasionada principalmente por atividades antrópicas, tem deixado a paisagem altamente fragmentada. Foi avaliada neste estudo a evolução do processo de restauração ecológica a partir de técnicas de nucleação em duas áreas com condições de solo distintas (com e sem deposição de resíduo de origem florestal) pós extração mineral de cascalho. A hipótese é que as técnicas de nucleação aplicadas são eficientes, bem como, o uso positivo do resíduo florestal, sendo uma metodologia promissora para a restauração de áreas mineradas por cascalho. Foram avaliadas três técnicas de nucleação (Galharia, Poleiro e Transposição do solo) e a regeneração natural em ambas as áreas, sendo que em uma delas ocorreu a deposição do resíduo de origem florestal antes da implantação das técnicas. Foi possível concluir que as áreas estão evoluindo e que a utilização do resíduo foi um método eficiente e atua de forma benéfica para a sucessão ecológica do ambiente. Porém, é importante destacar que a aplicação das técnicas de nucleação são as principais responsáveis pela constante evolução dessas áreas. Mesmo com resultados satisfatórios, vale ressaltar que é necessário a continuação do monitoramento nestas áreas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.