Definição de indicadores para a implantação de consórcios públicos intermunicipais para gestão de resíduos sólidos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0045

Palabras clave:

Indicador, Resíduo, Sustentabilidade, Amazônia

Resumen

O estudo teve como objetivo definir indicadores que possibilitarão a análise da viabilidade da implantação de consórcios públicos intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos. Para a definição dos mesmos foi utilizado o Método Delphi com a participação de 67 especialistas de todas as regiões do país. Após a realização prévia de uma seleção de indicadores a partir de estudos bibliográficos, os especialistas foram consultados em duas etapas, sendo aplicado instrumentos da estatística descritiva. Ao término da consulta foram definidos 30 indicadores, divididos em 5 dimensões, sendo: 9 na dimensão técnica, 3 na dimensão econômica, 9 na dimensão ambiental, 5 na dimensão social e 4 na dimensão política. Posteriormente, os indicadores foram aplicados em dois municípios do estado do Amazonas, através encaminhamento de formulário com os gestores municipais. Após obtenção dos dados e aplicados os respectivos pesos, obteve-se um percentual de 82,4,% de necessidade/oportunidade para implantação de um consórcio entre os dois municípios. Contudo, há necessidade de ratificar esse resultado com dados primários e levantamento dos custos relativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Couto Alves, Universidade Federal do Amazonas

Professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorando e Mestre em Ciências Ambientais pelo PPGCASA/UFAM e graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade FUCAPI. Vice-coordenador do curso de Engenharia Sanitária, conselheiro do Comitê de Resíduos Sólidos do Amazonas e presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do ICET. Pesquisador na área de saneamento básico dos grupos de pesquisa UPEC (UFAM) e Resilidades (UFAM). Atua em pesquisas sobre os sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios amazonenses, assim como sobre as metas e indicadores de saneamento básico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Amazonas. Tem experiência na área de gestão de resíduos sólidos (industriais, urbanos e de saúde) e em gestão ambiental (industrial, empresarial e órgãos públicos).

Neliton Marques da Silva, Universidade Federal do Amazonas

É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazonas e doutor em Entomologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. É Professor Titular (Concurso Público) da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas tendo implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Foi Secretário Executivo de Recursos Hídricos e Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas- SDS e Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. É Sócio Benemérito da Sociedade Entomológica do Brasil-SEB e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. É Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia-IDESAM e Vice Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável-FAS e membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Amazônia Ocidental. Publicou vários artigos em revistas indexadas, capítulos e livros. Entre homenagens e condecorações destaca o Mérito Universitário outorgado pela UFAM e a Ordem do Mérito Legislativo outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. Ministra disciplinas na graduação e pós-graduação, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, com ênfase em Entomologia Agrícola e Gestão Ambiental.

Evely Laranjeira Marques, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Engenharia Sanitária pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro discente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do ICET. Atualmente é bolsista de PIBEX sobre gerenciamento de resíduos no instituto. Tem experiência com gestão de resíduos, educação ambiental e projetos de saneamento. 

Publicado

2021-07-15

Número

Sección

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais