Definition of indicators for the implementation of intercity public consortia for solid waste management

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0045

Keywords:

Indicator, Waste, Sustai, Sustainability, Amazon

Abstract

The study aimed to define indicators that will make it possible to analyze the feasibility of implementing public inter-municipal consortia for the management of solid waste. To define them, the Delphi Method was used with the participation of 67 specialists from all regions of the country. After carrying out a selection of indicators based on bibliographic studies, the specialists were consulted in two stages, using descriptive statistics instruments. At the end of the consultation, 30 indicators were defined, divided into 5 dimensions, being: 9 in the technical dimension, 3 in the economic dimension, 9 in the environmental dimension, 5 in the social dimension and 4 in the political dimension. Subsequently, the indicators were applied in two municipalities in the state of Amazonas, through form submission with municipal managers. After obtaining the data and applying the respective weights, a percentage of 82.4% of need / opportunity was obtained for the implementation of a consortium between the two municipalities. However, there is a need to confirm this result with primary data and a survey of relative costs.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Couto Alves, Universidade Federal do Amazonas

Professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorando e Mestre em Ciências Ambientais pelo PPGCASA/UFAM e graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade FUCAPI. Vice-coordenador do curso de Engenharia Sanitária, conselheiro do Comitê de Resíduos Sólidos do Amazonas e presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do ICET. Pesquisador na área de saneamento básico dos grupos de pesquisa UPEC (UFAM) e Resilidades (UFAM). Atua em pesquisas sobre os sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios amazonenses, assim como sobre as metas e indicadores de saneamento básico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Amazonas. Tem experiência na área de gestão de resíduos sólidos (industriais, urbanos e de saúde) e em gestão ambiental (industrial, empresarial e órgãos públicos).

Neliton Marques da Silva, Universidade Federal do Amazonas

É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazonas e doutor em Entomologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. É Professor Titular (Concurso Público) da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. Foi diretor do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas tendo implantado o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Foi Secretário Executivo de Recursos Hídricos e Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas- SDS e Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas - IPAAM. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas. É Sócio Benemérito da Sociedade Entomológica do Brasil-SEB e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC. É Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia-IDESAM e Vice Presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável-FAS e membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Amazônia Ocidental. Publicou vários artigos em revistas indexadas, capítulos e livros. Entre homenagens e condecorações destaca o Mérito Universitário outorgado pela UFAM e a Ordem do Mérito Legislativo outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas. Ministra disciplinas na graduação e pós-graduação, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, com ênfase em Entomologia Agrícola e Gestão Ambiental.

Evely Laranjeira Marques, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Engenharia Sanitária pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro discente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do ICET. Atualmente é bolsista de PIBEX sobre gerenciamento de resíduos no instituto. Tem experiência com gestão de resíduos, educação ambiental e projetos de saneamento. 

Published

2021-07-15

Issue

Section

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais