Sustainability and environmental education: a highlight of solid waste generated Santo Antônio setting - Paraíba – Brazil

Authors

  • Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino Universidade Federal de Campina Grande
  • Roberlucia Araújo Candeia Universidade Federal da Paraíba
  • Ricelia Maria Marinho Sales Universidade Federal de Campina Grande
  • Camilo Allyson Simões de Farias Ehime University
  • Eliezer da Cunha Siqueira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0018

Keywords:

Natural Conditions, Natural Resources, Humanity

Abstract

The progress of humanity has contributed to improve the quality and life expectancy, but, on the other hand, the consumerism compromises the well-being of future generations and the environment, since it causes growth in waste generation. In this sense, environmental education is a process that seeks to awaken the individual and collective concerns that motivate actions aimed at environmental sustainability. Thus, the adopted procedures followed primary data collection, but also, bibliographic survey, as well on structuring educational activities aimed at sustainability, disseminating and coordinating activities related to environmental management, more specific, solid waste, with regard to income generation, natural resources, quality of life and the relationship of these with human nature. To this end, lectures, workshops, and manual on composting, digester and the implementation of selective rubish collection which had the purpose of contributing to the improvement of production, food and community income. Regarding the results, it was verified that the types and conditions of living, were observed that the inhabitants of the settlement, have masonry residence (90%), followed by wood, and recycled material. With regard to the use of any type of energy sources in the settlement, these make use only of electricity, citing not otherwise sustainable alternative energy e.g. biogas from biodigester. On the other hand, regarding to the use of any type of material that would be thrown, the plastic has been one of the most re-used by 75% of the settlers, followed by just over 8% of residents who recycle paper, glass and metal. Provoked regarding the possibility of their work generate damage to environment, 75% said yes, i.e. 25% of respondents stated that your jobs does not cause damage to the nature. It was concluded then that the proposal to education in constant dialogue with nature represented a development-friendly local knowledge of natural resources development practices, as well as local knowledge can be articulated by the environmental education and change the ways of living and understanding the nature, its limits, challenges and impediments, with a look of who is included in the environment, experiencing their mutations and resistance to natural conditions.

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Author Biographies

Eclivaneide Caldas de Abreu Carolino, Universidade Federal de Campina Grande

Formação: Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande, linha de pesquisa Gestão e Tecnologia Ambiental. Especialização em: Ensino de Língua Portuguesa e Linguística; Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Metodologia do Ensino Fundamental; Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas. Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba; Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Experiência Profissional: Foi professora da Educação Básica e nível Superior, Gerente Regional de Educação, Secretária Municipal de Educação, Secretária Executiva e do Cerimonial do Gabinete da Prefeitura de Cajazeiras - PB. Desenvolveu as seguintes atividades na Faculdade Santa Maria: Coordenadora Pedagógica, Coordenadora Administrativa, Membro do Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAP, Vice-Diretora, Parecerista do Comitê de Ética em Pesquisa. Assume atualmente na Faculdade Santa Maria as funções de: Procuradora Educacional Institucional, Revisora de Textos, membro do Colegiado Pedagógico Institucional , Ouvidora Geral e Professora de Língua Portuguesa. Coordenadora da Comissão de elaboração dos documentos Institucional. 

Roberlucia Araújo Candeia, Universidade Federal da Paraíba

Tenho graduação em Química Industrial (2000), Licenciatura e Bacharelado em Química (ambos obtidos em 2006) pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado (Química) e Doutorado em Química Orgânica, ambos obtidos pela Universidade Federal da Paraíba em 2004 e 2008, respectivamente. Atuei como Professora Adjunta da ETSC/CFP/UFCG. Atualmente, sou professora associada I do CCTA/UFCG, onde desempenho à docência nas Engenharias Ambiental e de Alimentos, e no Programa de Pós graduação Sctrito Sensu em Sistemas Agroindustriais - PPGSA/ CCTA/UFCG, nas modalidades Acadêmico e Profissional. Desenvolvo pesquisas nas áreas: Biomassa e Bioenergia (biodiesel, biogás e briquetes), e Gerenciamento de resíduos e na Educação Ambiental. Por sua vez, tenho experiência nos campos de Análise Térmica, Cromatografia Gasosa em Óleos vegetais, Pigmentos Cerâmicos e Catalisadores, Metais pesados em solos e águas (área geoquímica).

Ricelia Maria Marinho Sales, Universidade Federal de Campina Grande

possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2002); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e, Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). É Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, na área de Ciências do Ambiente. Tem experiência na área de Geografia e Interdisciplinar, com ênfase nos seguintes temas: espaço rural e urbano, sociedade-natureza, desenvolvimento e sustentabilidade, sistemas de indicadores e processos ambientais.

Camilo Allyson Simões de Farias, Ehime University

Camilo Allyson Simões de Farias é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2004), período em que foi monitor e bolsista PIBIC/CNPq. É mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFCG (2006) e Doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime/Japão (2009), com diploma revalidado como Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE (2009). Foi pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME (2009) e do Programa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq junto à Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2010). É Professor Associado I e atualmente Vice-Reitor da UFCG, tendo sido Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Vice-Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA. Atua como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais - PPGSA da UFCG. É, também, membro permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA, estando atualmente na condição de Vice-Coordenador do Programa no Pólo UFCG. É um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo de Águas e Meio Ambiente - NAMA e atua como editor do periódico internacional Geoenvironmental Disasters (SpringerOpen). É membro da International Association of Hydrological Sciences - IAHS e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH. Possui experiência como profissional e pesquisador nas áreas de recursos hídricos, geotecnia, materiais de construção e resíduos sólidos, tendo participado e conduzido vários projetos de pesquisa e extensão. Já orientou mais de 55 discentes em níveis de graduação e pós-graduação e possui mais de 70 publicações em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais.

Eliezer da Cunha Siqueira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Agronomia pela Autarquia Educacional do Araripe. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor no IFPB Campus Sousa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Atua nas áreas de educação, salinidade, irrigação, estresse salino, agroecologia, educação do campo, convivência com o semiárido, agricultura familiar, produção orgânica, gestão de recursos hídricos, manejo de água e solo e desenvolvimento sustentável. É membro do Grupo de Pesquisa Agricultura Tropical - IFPB / Reitoria (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=5420335048712215#indicadores).

Published

2017-09-15