Water quality analysis of Índios river, Presidente Getúlio, SC, Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0030

Keywords:

Water quality, Índios river, Physico-chemical analysis, Metals

Abstract

Water is an essential resource to all human activities. This fact makes it relevant to study its availability as well as its quality. The objective of this work is to evaluate the water quality of Rio dos Índios river. This water course is located in the municipality of Presidente Getúlio, SC-Brazil. The water samples were analyzed for physico-chemical tests (dissolved oxygen-DO, temperature, nitrate, nitrite, turbidity, pH, true color and BOD5) and series of metals (aluminum, manganese, antimony, arsenic, cadmium, lead, cobalt, chromium, strontium, iron, molybdenum, silver, thallium, vanadium and zinc). The survey was carried out in five sampling points through the water course comprehending the rural zone, the urban perimeter, and the borderline between both. Methods statistical data (ANOVA), on the other hand, enabled the verification of which parameters most varied in relation to the sampling points during the collection period. The results for physico-chemical parameter (BOD5 > 5 mg L-1) and metals (aluminum, manganese, arsenic and iron) surpassed the thresholds stablished by the CONAMA resolution 357/2005. The results presented within this work point out potential sources of contamination to the Rio dos Índios river as a resultant from the urbanization, industrial and agricultural activities near the region.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Natânie Bigolin Narciso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atualmente é Desenhista Projetista de Construção Civil na Cris Serviços Empresariais LTDA. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica na Universidade de Estado de Santa Catarina no projeto Uso de macrofungos para a degradação de agrotóxicos presentes em efluentes da irrigação de cultivos do Alto Vale do Itajaí, durante o período de agosto de 2017 à julho de 2018 e no projeto Avaliação da Qualidade da água do Rio dos Índios sob influência de atividades agroindustriais e impactos da urbanização, durante o período de fevereiro de 2019 à julho de 2020. Além disso atuou como Bolsista de Monitoria, na mesma instituição, nas matérias de Cálculo Diferencial e Integral I durante os meses de agosto à dezembro de 2016, Cálculo Diferencial e Integral I e II durante os meses de março à julho de 2017 e Hidráulica Geral e Hidrologia durante os meses de agosto à dezembro de 2018. Também atuou como estagiária na empresa Integral Soluções em Engenharia, no setor de gestão pública (IGP) durante os meses de abril à novembro de 2019 e no Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto (SAATE) durante os meses de dezembro de 2019 à outubro de 2020.

Karina Lunelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola de Educação Básica Victor Meirelles(2015). Atualmente é Monitora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária.

Eduardo Elias Engesser, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária

Luciano André Deitos Koslowski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) na área de poluentes atmosféricos provenientes da combustão de derivados petroquímicos (2017). Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007) na área de tratamento de resíduos sólidos proveniente da indústria de fundição. Graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999). Bolsista de projeto de pesquisa (PROCOPE) período 1997 pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atividades desenvolvidas no setor industrial, atuando na empresa Bandeirante Brazmo como Assessor Técnico Comercial em projetos de desenvolvimento de aditivos de processo para a indústria de tintas, têxtil, compósitos, construção civil, alimentos e tratamento de efluentes. Atuou como docente na Universidade da Região de Joinville - Univille, nos Departamento de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária no período de 2000-2015 ministrando aulas nas disciplinas de Fenômenos de Transporte, Engenharia das Reações Químicas, Laboratório de Engenharia Química, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Química Geral e Inorgânica e Laboratório de Química. Desenvolve atividades de pesquisa e consultoria industrial com ênfase em processos Tecnológicos, Indústria de Tintas, Compósitos, Tratamento de Superfície, materiais nanoparticulados e Tratamento de Água e efluentes. Atualmente trabalha na Universidade do Estado de Santa Catarina como docente das seguintes disciplinas: Fenômenos de Transporte I, Fenômenos de Transporte II, Hidráulica Geral, Qualidade das Àguas e Abastecimento e Química Tecnológica.

Jonathan Tenório de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Engenharia ambiental e sanitaria (UFAL) e mestre em Engenharia Civil (Meio Ambiente) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Foi consultor em projetos de Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas (Fundação COPPETEC) e integrante do grupo de pesquisa em modelagem hidrológica do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) de 2015 a 2016. Foi professor da Universidade Estácio de Sá de 2015 a 2018 , membro do Time de professores que instruíram os funcionários e voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - CEAVI) de 2018 a 2019. Possui experiência nos temas de Engenharia Geoambiental, Saneamento e Hidrologia Subterrânea.

Published

2020-09-15

Most read articles by the same author(s)