Avaliação de um Sistema Wetlands construído em uma propriedade rural no município de Ibirama (SC)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0025Palavras-chave:
Wetlands construídos, Sistemas alternativos, Esgoto domésticoResumo
Os Sistemas Wetlands Construídos (WC), são sistemas naturais projetados para remover poluentes em águas residuárias reproduzindo, em ambiente controlado, processos que ocorrem em pântanos naturais, utilizando combinação de plantas, microrganismos e meio suporte. O presente trabalho reporta o desempenho de um sistema wetland construído em escala de fluxo horizontal empregando como meio filtrante brita #2 na remoção de matéria orgânica, nutrientes e coliformes. O sistema vislumbra como alternativa eficiente no tratamento e melhoria do desempenho hidráulico, cujo processo de colmatação constitui fator limitante na eficiência do processo. Neste estudo o sistema WC emprega o tratamento terciário de efluente proveniente de unidade residencial em uma área rural do município de Ibirama/SC. Neste contexto, os wetlands construídos constituem uma técnica cuja concepção permite a remoção de matéria orgânica (DBO), sólidos totais e patógenos, além de contribuir na redução da turbidez, nitrogênio; fósforo; e sulfetos. O sistema adotado neste estudo demonstra eficiência média (%) em relação aos seguintes parâmetros: coliformes totais (98,09%); Escherichia coli (93,81%); turbidez (71,99%); DBO (93,83%) e sulfetos (93,22%). Entretanto, destaca-se a baixa eficiência para Sólidos Totais (32,42%), NTK (47,24%) e Fósforo (17,88%). A partir dos resultados obtidos, pode-se verificar que o sistema zona de raízes é bastante promissor na questão da sustentabilidade do saneamento rural e uma excelente oportunidade de participação dos envolvidos na solução de seus problemas ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.