Avaliação de um Sistema Wetlands construído em uma propriedade rural no município de Ibirama (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0025

Palavras-chave:

Wetlands construídos, Sistemas alternativos, Esgoto doméstico

Resumo

Os Sistemas Wetlands Construídos (WC), são sistemas naturais projetados para remover poluentes em águas residuárias reproduzindo, em ambiente controlado, processos que ocorrem em pântanos naturais, utilizando combinação de plantas, microrganismos e meio suporte. O presente trabalho reporta o desempenho de um sistema wetland construído em escala de fluxo horizontal empregando como meio filtrante brita #2 na remoção de matéria orgânica, nutrientes e coliformes. O sistema vislumbra como alternativa eficiente no tratamento e melhoria do desempenho hidráulico, cujo processo de colmatação constitui fator limitante na eficiência do processo. Neste estudo o sistema WC emprega o tratamento terciário de efluente proveniente de unidade residencial em uma área rural do município de Ibirama/SC. Neste contexto, os wetlands construídos constituem uma técnica cuja concepção permite a remoção de matéria orgânica (DBO), sólidos totais e patógenos, além de contribuir na redução da turbidez, nitrogênio; fósforo; e sulfetos. O sistema adotado neste estudo demonstra eficiência média (%) em relação aos seguintes parâmetros: coliformes totais (98,09%); Escherichia coli (93,81%); turbidez (71,99%); DBO (93,83%) e sulfetos (93,22%). Entretanto, destaca-se a baixa eficiência para Sólidos Totais (32,42%), NTK (47,24%) e Fósforo (17,88%). A partir dos resultados obtidos, pode-se verificar que o sistema zona de raízes é bastante promissor na questão da sustentabilidade do saneamento rural e uma excelente oportunidade de participação dos envolvidos na solução de seus problemas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Bello Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutorado em Engenharia Ambiental também pela UFSC (2021). Possui Experiência na área de Tratamento de Efluentes Domésticos e Projetos de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. Atualmente é Professor Universitário da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Renan Marlon Schlegel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2021.  

Carolina Lopes dos Santos Zeferino, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina(2021). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária. 

Carlos Eduardo Lach, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UFSC 

Otávio Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Frequentou o Instituto Federal Catarinense IFC - Campos Rio Do Sul, ensino médio/técnico. Formou-se técnico em agropecuária com habilitação em agroecologia (2014). Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Atualmente é estágiario no Hospital Dr Waldomiro Colautti no municipio de Ibirama - SC. 

Luciano André Deitos Koslowski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) na área de poluentes atmosféricos provenientes da combustão de derivados petroquímicos (2017). Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007) na área de tratamento de resíduos sólidos proveniente da indústria de fundição. Graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999). Bolsista de projeto de pesquisa (PROCOPE, ano de 1997) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atividades desenvolvidas no setor industrial, atuando na empresa Bandeirante Brazmo como Assessor Técnico Comercial em projetos de desenvolvimento de aditivos de processo para a indústria de tintas, têxtil, compósitos, construção civil, alimentos e tratamento de efluentes. Atuação na empresa Fleischmann Royal Nabisco (1998-1999) auxiliando na elaboração e implantação de Boas Práticas de fabricação (BPF) e sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Atuou como docente na Universidade da Região de Joinville - Univille, nos Departamento de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária no período de 2000-2015 ministrando aulas nas disciplinas de Fenômenos de Transporte, Engenharia das Reações Químicas, Laboratório de Engenharia Química, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica, Química Experimental, Química Geral e Inorgânica e Operações Unitárias. Atualmente desenvolve atividades de ensino docente na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC nas seguintes disciplinas: Química Geral, Química Experimental, Química Tecnológica, Mecânica dos Fluidos e Fenômenos de Transporte.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)