Evaluation of parameters and water quality index for stream Moreira/Fragata, Pelotas/RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0024

Keywords:

Water pollution, Environmental monitoring, CONAMA Resolution 357/05, WQI

Abstract

The various uses of water make it essential for our survival, making essential its protection and guarantee of quality and quantity. Based on these affirmations, this work aims to monitor and analyze the physical, chemical and microbiological parameters of the water of the Arroio Moreira/Fragata, the main tributary of the Moreira/Fragata Basin, as well as verifying whether the results obtained are within the conditions and standards of quality established by CONAMA resolution 357/05 for class 2 freshwater. Furthermore, the Water Quality Index (IQA) of all 5 collection points was established. Point 1, which was close to the source, presented the best quality both in relation to the parameters and in the Water Quality Index, in most collections, in contrast, point 4, which is located in the urban area of Pelotas, was which presented the worst Water Quality Index. The presence of a lagoon before point 5, which is downstream from point 4, may have positively influenced its quality, as many of its parameters obtained better results than the previous point due to the time in which the water was dammed in it before continuing its course.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Borges dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFPel. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Detém experiência na área de coleta e análise de Qualidade de Água e Efluentes.

Marlon Heitor Kunst Valentini, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando do Programa de Pós Graduação-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSul) - Campus Camaquã.

Larissa Aldrighi da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFPel. Possui experiência na área de Análise de Qualidade de Água e Efluentes, bem como, está desenvolvendo conhecimentos na área de geoprecessamento. Atualmente é voluntária no Laboratório de Engenharia Ambiental e Energia do CEng realizando pesquisas e anáses em torno de geotecnologias como intrumento de auxilio.

Henrique Sanchez Franz , Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como pesquisador voluntário no Laboratório de Drenagem e Águas Residuárias (2016-2017) e no Laboratório de Bioprocessos e Biotecnologia Ambiental (2018). Participou do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (2018-2019).

Bárbara de Lima Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Mestranda em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pelotas (2020-2021).

Francine Vicentini Viana, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Atualmente trabalha no laboratório de análise de águas e efluentes da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (UFPEL). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição, fitorremediação, biorremediação, iqa e precipitação.

Marília Guidotti Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Especialista em Educação de Química pelo Centro Universitário Claretiano e técnica em química pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Atualmente é doutoranda em química pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (FURG) e técnica de laboratório (área química) da Universidade Federal de Pelotas. Coordena juntamente com outros servidores o Laboratório de Análise de Águas e Efluentes da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), atuando nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental.

Beatriz Müller Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possui Curso Técnico em Química, pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IF 2010). Graduada em Química Industrial Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel 2013). Mestre em química pela mesma instituição (UFPel 2015). Atualmente, concluiu curso de licenciatura em Química (UFPel 2018/1) e é aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas. Realiza pesquisa na área de modificação química de óleos essenciais e vegetais, síntese de compostos organocalcogênios e química limpa, orientada pelo Prof. Eder João Lenardão.

Willian Cézar Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente Professor Adjunto do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, integrando o colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmb. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UNESP (2012), graduação em Física - Lic. pela UTFPR (2014), mestrado em Engenharia de Energia pela Unioeste (2014) e doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2017). Parte do doutorado foi desenvolvido no Institute of Thermal Technology - Silesian University of Technology (ITT-SUT/Polônia) e na Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha) com financiamento do Programa Erasmus Mundus/European Funds e CAPES/PDSE. Realizou pós-doutorado no exterior na área de Engenharia de Energia, ITT-SUT/Polônia (2018) e pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, UFSC (2019) com financiamento do CNPq/PDJ. Desenvolve pesquisa nas áreas de Engenharia Ambiental e de Energia, com ênfase em energia da biomassa, atuando principalmente nos seguintes temas: Conversão e Aproveitamento de Biogás/Hidrogênio; Controle e Fenômenos de Transporte da Poluição Atmosférica; Energias Renováveis; Energy Planning & Management. Nessas áreas, conduz projetos financiados pela Fundação Carolina (Espanha), República da Polônia, União Europeia/European Funds e CNPq. Coordenador do Laboratório de Engenharia Ambiental e Energia - LEAE da UFPel.

Diuliana Leandro, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Grupo Magistério Superior do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desde junho de 2014, atualmente atua junto ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb-UFPel). Foi professora do Grupo Magistério Superior do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2011 até junho de 2014. Doutora em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2009), graduada em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2006) e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: GPS, multicaminho, Posicionamento GPS, monitoramento ambiental, fragilidade ambiental, desastres naturais.

Bruno Müller Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Especialização em Docência na Educação Profissional na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (2009). Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Professor da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias, atuando no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Além de atuar como docente é o atual Presidente da Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (CPPAD/UFPel).

Published

2020-04-27

Issue

Section

Engenharia da Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>