Thermal comfort as a quality parameter at work in an animal feed industry

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0014

Keywords:

Ergonomics, Thermal comfort, Bioclimatic strategies, Air temperature

Abstract

Air temperature and relative air humidity vary throughout the day and year in productive environments, depending on the types and levels of activities performed. Such variations directly influence the thermal comfort of workers, which can affect performance and productivity. The objective of the present study was to evaluate the thermal comfort within an animal feed factory, considering the ergonomic parameters of human thermal satisfaction. A site analysis was performed and data were collected on air temperature and relative humidity during hot-dry and hot-humid seasons. With this, it was evaluated if there was thermal comfort using the bioclimatic analysis software Analysis Bio, being found uncomfortable conditions in most of the time. Thus, some strategies to improve comfort conditions were proposed, using corrective and preventive actions. For the best scenario, it was proposed the use of air conditioners and mechanical exhausters, favoring the ventilation in the place, due to the type of manufactured raw material.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mayara Júlia Silva do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmica em formação do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, na Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT em Barra do Bugres/MT, bolsista no projeto Contribuições e aprendizados nas atividades extensionistas de Iniciação à Educação Cientifica na instituição UNEMAT e Técnica em Segurança do Trabalho pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial -SENAI/MT. Bolsista no Laboratório de Metodologia Cientifica - UNEMAT

Jonathan Willian Zangeski Novais, Universidade de Cuiabá

Doutor em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT, professor pesquisador do mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Cuiabá-UNIC, atuando nas linhas de pesquisa Monitoramento e Desenvolvimento Ambiental e Dinâmica de Ambientes Urbanos e Rurais, desenvolvendo atividades interdisciplinares quanto à avaliação e estrutura do meio físico dos diversos ambientes regionais com ênfase na questão das mudanças globais e na influência da ação antrópica no meio-ambiente, urbano ou rural. Mestre em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT. Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT.

Thiago Fernandes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestrado em Ciências Ambientais, pela Universidade de Cuiabá (UNIC), na linha de pesquisa em dinâmica de ambientes urbanos e rurais. Doutorando em Ciências Ambientais, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa em uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado. Foi Professor substituto do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Barra do Bugres (2016/2017). Atualmente, é Professor Assistente do Curso de Engenharia de Produção, da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus de Parauapebas (UFRA/PA). Atua na área de ambiência, saúde e conforto térmico ambiental, na relação entre meio e sociedade. Foi Analista de Controle Industrial Júnior no Grupo Barralcool S/A - Indústria sucroenergética em Barra do Bugres (MT), atuando no controle industrial de perdas do setor de recepção, preparo e moenda (2013/2014). É auditor interno da ISO 9001 / 2015 (gestão da qualidade). Possui trabalhos voluntários na agricultura familiar, comunidades indígenas da etnia Umutina, ribeirinhos e empreendimento econômicos solidários da Bacia do Alto Paraguai, pelo Laboratório de Metodologia Científica (LMC/UNEMAT) Campus de Barra do Bugres (MT). Tem experiência profissional na área industrial (chão de fábrica), gestão da manutenção preventiva, qualidade, liderança e feedback do/no trabalho. Lecionou as disciplinas de Ergonomia do Trabalho, Analise Ergonômica do Trabalho, Auditória e Sistema de Gestão Ambiental, PCP I, Gestão Ambiental, Administração da Produção e Engenharia do Produto. Atualmente é membro do Colegiado de Curso e da Comissão de TCC e Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial: Alto Paraguai/MT (NuPEDeTer-AP), da Universidade do Estado de Mato Grosso (MT), voluntário no Grupo de Trabalho e Extensão Universitária do Laboratório de Metodologia Científica (FACET/UNEMAT), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Multidisciplinar em Ciências e Tecnologia Ambiental (GPEMCITA), da Universidade de Cuiabá (MT) e Membro do Grupo de Pesquisa de Recursos Minerais da Amazônia Oriental, na linha de pesquisa em Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Regional na Cadeia Produtiva de Recursos Minerais (GPRN). 

Published

2019-11-07

Most read articles by the same author(s)