Influence of environmental quality on the genotoxic potential of fish from streams of the upper Paraná River

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0040

Keywords:

Vegetal fragmentation, Aquatic ecosystems, Contaminants, Ichthyofauna

Abstract

The objective of this research was to evaluate the influence of soil cover and use and water quality in streams in the Upper Paraná River basin on the genotoxic potential in two native fish species – Pimelodella avanhandavae and Hypostomus ancistroides. Land use and land cover in the streams analyzed is primarily associated with anthropogenic activities, especially agricultural. The physical-chemical parameters of the water were within the limits established by the Brazilian environmental resolution, with the exception of electrical conductivity, which exceeded the maximum allowed values. We did not find significant differences (p>0.05) between the sites regarding the frequency of micronuclei in both species. For other abnormalities, however, significant differences were observed between the compared sites for P. avanhandavae, with a higher frequency of cytoplasmic invagination in the Curral de Arame stream, which showed higher conductivity and lower dissolved oxygen concentration than the Laranja Doce stream.For H. ancistroides, both lobulated nucleus and nuclear invagination were more frequent in the Curral de Arame stream, characterized by greater agricultural occupation than the Água Boa stream, which is located in an urban area. In this sense, the frequencies of the aforementioned abnormalities indicate that, possibly, the impact of agriculture is being more harmful to species than the impacts resulting from urban occupation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elizabeth Rocha Corrêa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

É licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(2014). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UEMS (2018). Tem experiência na área de Ecotoxicologia aquática, com ênfase em Biomonitoramento, mutagenicidade e histopatologia de peixes. Atualmente é responsável pelo setor de histologia e citologia de um laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia.

Ariany Carvalho dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Uniderp (2006-2010). Possui mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Entre 2012 e 2013 atuou como professora temporária do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Concluiu o doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2014, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo A. A. de Lemos, na área de Toxicologia e Plantas Tóxicas. Tem experiência na área de Patologia Veterinária, atuando principalmente em Anatomia Patológica, Intoxicações por Plantas em Animais de Produção e Histologia Básica. Atualmente, é Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde ministra a disciplina de Tecidos ao curso de Medicina.

Lucilene Finoto Viana, Universidade Federal da Grande Dourados

Bióloga, Doutora e Mestre em Recursos Naturais na área de concentração Ciências Ambientais, graduada em Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Possui Pós-doutorado em Biodiversidade Tropical na Universidade Federal do Amapá, Brasil e Pós-doutorado em Biodiversidade e Meio ambiente na Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Atualmente é professora visitante na UFGD no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de Ecologia da Paisagem, Geotecnologia ambiental na elaboração de mapas de malhas hídricas e temáticos. Em Ecologia de Peixes, com ênfase em Biologia alimentar e reprodutiva. E na área de Ecotoxicologia em ambientes aquáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação e monitoramento na qualidade de ambientes aquáticos, com análise de concentração de metais e genotoxicidade em peixes. Tem conhecimento e treinamento em Meta-Análise e na avaliação de teratogênica na espécie de peixe Danio rerio. Tem experiência em rodar diferentes análises estatísticas uni e multivariada no software R na grande área de Ciências Ambientais. E atualmente é consultora de revistas internacionais de alto fator de impacto na área de Ciências Ambientais, com enfoque em avaliação e monitoramento de ambientes aquáticos, contaminação e poluição ambiental. 

Sidnei Eduardo Lima Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Rio Claro. É Professor Adjunto (nível V, em regime de dedicação exclusiva) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desde agosto de 2003. Integra o Núcleo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - UEMS desde sua implantação, em março de 2010. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Ictiologia - Biologia e Ecologia de peixes, e análise estatística de dados. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMS entre setembro de 2007 e junho de 2011. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - UEMS entre maio de 2013 e maio de 2015.

Published

2021-08-22

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)