Potencial citotóxico, genotóxico e mutagênico de águas subterrâneas localizadas no Mato Grosso do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0021Palavras-chave:
Bioensaio, Genotoxicidade, Micronúcleo, Consumo humanoResumo
O acesso a água subterrânea ocorre principalmente por meio da perfuração de poços, sendo estes denominados cacimba ou tubulares. Estudos na literatura indicam que características relacionadas ao tipo e a profundidade de poços podem implicar na qualidade da água subterrânea. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar se o tipo e profundidade de poços influenciam nos efeitos citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos de águas subterrâneas em células meristemáticas de Allium cepa. Dessa maneira, sementes de A. cepa foram submetidas a bioensaios com águas provenientes de 63 poços com diferentes tipos (cacimba e tubular) e profundidades (<5 até >15 m). Para avaliação dos efeitos citotóxicos foram calculados os Índice de Morte Celular (IMC) e Índice Mitótico (IM), e, para os genotóxicos e mutagênicos foram calculados o Índice de Alterações Cromossômicas (IAC) e o Índice de Mutagenicidade (IMT), respectivamente. Em relação ao tipo dos poços, foi observado efeito citotóxico para o parâmetro IM (p=0,02) para água proveniente de poço cacimba quando comparado com o tubular. Entretanto não foi observado efeito genotóxico quando os dois tipos foram comparados. É relevante destacar que a água oriunda de poços do tipo tubular induziu maior mutagenicidade (p=0,01) quando comparada aos poços cacimbas. Para a profundidade dos poços foi observado aumento de micronúcleos diretamente proporcional ao aumento da profundidade, sendo observada diferença significativa para os poços com >15 m. Dessa maneira, foi possível concluir que a água proveniente de poços cacimbas apresentou maior citoxicidade e a de poços tubulares e mais profundos (>15 m) apresentou maior mutagenicidade em células meristemáticas de A. cepa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.