Influência da qualidade ambiental no potencial genotóxico em peixes de córregos do alto Rio Paraná
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0040Palavras-chave:
Fragmentação vegetal, Ecossistemas aquáticos, Contaminantes, IctiofaunaResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do uso e cobertura do solo e da qualidade da água em córregos da bacia do Alto rio Paraná sobre o potencial genotóxico em duas espécies de peixes nativas – Pimelodella avanhandavae e Hypostomus ancistroides. O uso e cobertura do solo nos córregos analisados está primariamente associado a atividades antropogênicas, sobretudo agrícolas. Os parâmetros físico-químicos da água se enquadraram aos limites estabelecidos pela resolução ambiental brasileira, com exceção da condutividade elétrica, que superou os valores máximos permitidos. Não encontramos diferenças significativas (p>0,05) entre os locais com relação à frequência de micronúcleos em ambas as espécies. Para outras anormalidades, no entanto, foram observadas diferenças significativas entre os locais comparados para P. avanhandavae, com maior frequência de invaginação do citoplasma no córrego Curral de Arame, que apresentou maior condutividade e menor concentração de oxigênio dissolvido que o córrego Laranja Doce. Para H. ancistroides, tanto núcleo lobulado quanto invaginação nuclear apresentaram maior frequência no córrego Curral de Arame, caracterizado por maior ocupação agrícola que o córrego Água Boa, que está localizado em uma área urbana. Nesse sentido, as frequências das anormalidades citadas indicam que, possivelmente, o impacto da agricultura esteja sendo mais prejudicial às espécies que os impactos decorrentes da ocupação urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.