Área verde na escola: uma exploração na cidade de Imperatriz

Autores

  • Gledson Weslley Pereira Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0021

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Área Verde, Escolas

Resumo

O exigente desafio da preservação e sustentabilidade socioambiental faz da escola uma instituição importante nesse processo. Um dos fatores que retrata esse processo são as áreas verdes dos prédios escolares. Assim objetivou-se caracterizar e analisar essas áreas em escolas públicas do município de Imperatriz considerando as propostas do “Marco Zero da Escola”. O desenho metodológico é de uma pesquisa observacional que nos permitiu observar: o número de alunos e professor por sala; as áreas totais, áreas construídas e áreas verde ou livre; a caracterização da área verde; e conforto térmico. Observamos que o espaço identificado pela pesquisa reflete a diminuição de ações educativas para o meio ambiente nas escolas. Assim consideramos pertinente a discussão sobre ser a ciência da natureza representada com um componente curricular obrigatório, em caráter provisório, para uma avaliação, e depois discutir uma proposta que se alinhe a nossas necessidades e cultura.

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Biografia do Autor

Gledson Weslley Pereira Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Especialista em Treinamento Desportivo pela Fanor (Devry Brasil). Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC-GO. Está docente do curso de educação física da IESMA/UNISULMA. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente na docência do ensino superior, desenvolvendo os seguintes temas: fisiologia e prescrição de exercício.

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Publicado

2017-01-11