Replantio de mudas de espécies arbóreas de mangue em florestas desmatadas na península de Ajuruteua, Bragança-Pará

Autores

  • Lidiane Ferreira Gomes Universidade Federal do Pará
  • Erneida Coelho de Araujo Universidade Federal do Pará
  • João Emilio Alves da Costa Universidade Federal do Pará
  • Cesar França Braga Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Marcus Emanuel Barroncas Fernandes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0001

Palavras-chave:

Mudas, Solo, Nutrientes, Manguezal.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi associar a sobrevivência e o crescimento de mudas de espécies arbóreas Avicennia germinans (L.) Stearn, Rhizophora mangle L. e Laguncularia racemosa (L.) Gaertn. F. com as características químicas e físicas do solo, em áreas desflorestadas de manguezal. O experimento foi instalado na comunidade de Tamatateua, município de Bragança-Pará. As mudas utilizadas na área experimental foram retiradas de um viveiro localizado em área adjacente ao experimento. O delineamento adotado foi o de blocos casualizados com 3 tratamentos (3 espécies) e 6 repetições. Cada parcela experimental foi constituída de 20 mudas, espaçadas de 1, 0 m entre plantas e 1,0 m entre linhas. Totalizando 360 mudas, sendo 120 por bloco. Os dados foram analisados pelo programa PRIMER v6. Nas variáveis abióticas foram aplicados à Análise dos Componentes Principais (PCA) e a relação entre os dados bióticos e abióticos foi estabelecida utilizando o procedimento BIOENV que calculou o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados demonstraram que em função da localização dos blocos, as condições físico-químicas do solo contribuíram positivamente para o crescimento das mudas das espécies R. mangle, A. germinas, L. racemosa, mas na presente pesquisa ficou evidente que a ação conjunta dos parâmetros físicos e químicos do ambiente é complexa para uma conclusão mais precisa à cerca da sobrevivência e desenvolvimento das mudas de dessas espécies, pois um fator pode agir sinérgica ou antagonicamente com outros fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Ferreira Gomes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2012).É aluna do curso de Especialização em Alfabetização de Jovens e adultos para a juventude,na universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança. 

Erneida Coelho de Araujo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1993), Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2005) com ênfase em manejo, propagação de plantas e controle de qualidade de grãos e sementes. Atualmente é Professora efetiva da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Ananindeua. Tem experiência em Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal e Conservação da Natureza, atuando nos seguintes temas: Meio Ambiente, Manejo, Propagação de Plantas e Restauração Ecológica. 

João Emilio Alves da Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em ciencias biologicas pela Universidade Federal do Pará(2012). Atualmente é AGENTE DE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA da Prefeitura Municipal de Bragança - PA. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.

Cesar França Braga, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biololgicas pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2012). Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em invertebrados bentônicos, ecossistemas costeiros e bioestatística. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Marcus Emanuel Barroncas Fernandes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (1985), mestrado em Psicologia Experimental (Comportamento Animal) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Biologia pela Universidade de York (1997) - Inglaterra. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança. Tem experiência na área de Oceanografia Biológica, com ênfase em ecologia do ecossistema manguezal, desenvolvendo pesquisas sobre produtividade primária e secundária, interação fauna e flora e questões socioambientais .

Downloads

Publicado

2017-01-11