Desempenho das mudas de mangue em uma área impactada na Península de Ajuruteua - Norte do Brasil

Autores

  • Erneida Coelho Araujo Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0003-2841-9973
  • Lidiane Ferreira Gomes Universidade Federal do Pará
  • Claudia Patricia Soares Arruda Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0009

Palavras-chave:

Solo, Nutrientes, Sobrevivência, Manguezal

Resumo

Os manguezais vêm sofrendo redução significativa na sua extensão ao longo dos anos e a principais ameaças a esse ecossistema são o desmatamento para produção de carvão, conversão das suas terras para áreas em exploração com aquicultura, construções de obras civis, rodovias e outros usos. Em função desses impactos ambientais negativos, muitos trabalhos surgem com o propósito de recuperar esses ecossistemas.  A pesquisa teve o objetivo de avaliar e associar a sobrevivência e o crescimento das mudas de Rhizophora mangle L., Avicennia germinans (L) L. e Laguncularia racemosa (L.) C.F. Gaertn com os atríbutos físico-químicos de um solo impactado. O experimento foi instalado na rodovia PA 458 do KM 17, no município de Bragança-PA. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com 3 tratamentos e 6 repetições. Cada parcela experimental foi constituída de 20 mudas, espaçadas por 1,0 m entre plantas e 1,0 m entre linhas. Os dados foram analisados pelo pacote estatístico Primer® 6, nos dados abióticos foram aplicados à Análise dos Componentes Principais (PCA). A relação entre os dados bióticos e abióticos, foi realizada através procedimento BIOENV que calcula o coeficiente de correlação de Spearman.  Os resultados mostraram que as condições físico-químicas do solo associada ao baixo índice pluviométrico registrado no período seco na região se constituíram em fatores limitantes e influenciaram negativamente a sobrevivência e o crescimento das espécies, e explicaram a razão pela qual a mortalidade das mudas foi crescente ao longo do ano na área experimental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erneida Coelho Araujo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1993), Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Ceará (2000), Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2005) com ênfase em manejo, propagação de plantas, controle de qualidade de grãos e sementes. Pós - Doutorado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal (2019). Atualmente é Professora Associada (I) da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Ananindeua. Tem experiência em Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal e Conservação da Natureza, atuando nos seguintes temas: Meio Ambiente, Manejo, Propagação de Plantas e Restauração Ecológica.

Lidiane Ferreira Gomes, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. UFPA, conclusão em 2012. Especialização em Educação de Jovens e Adultos para Juventude. UFPA. 2015. Graduação em Licenciatura em Pedagogia. CEFOP. FPA .2016.

Downloads

Publicado

2021-07-15