A relação de comercialização entre as unidades estaduais escolares urbanas de dourados e os produtores da agricultura familiar

Autores

  • Luciana Virginia Mario Bernardo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha Universidade Federal da Grande Dourados
  • Erlaine Binotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0001

Palavras-chave:

Programa Nacional de Alimentação Escolar, Desenvolvimento Local e Apoio à Agricultura Familiar., Desenvolvimento Local e Apoio à Agricultura Familiar

Resumo

A aquisição da merenda escolar em Mato Grosso do Sul, faz parte das obrigações dos gestores, a mesma tem orientação própria conforme lei federal, na qual, 30% dos recursos devem ser destinados a compra de produtores oriundos da agricultura familiar. Esta política pública destina-se a auxiliar a permanência dos indivíduos no ambiente rural e ao mesmo tempo, proporcionar que a educação básica tenha melhor alimentação em relação aos aspectos nutricionais. O objetivo do artigo é investigar a percepção das escolas estaduais urbanas da cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, sobre o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar (Pnae), como relação à comercialização. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários estruturados, composto por questões abertas e fechadas, aplicadas a 76% das escolas estaduais urbanas. Foi possível identificar dificuldade na comercialização, devido a pouca procura dos produtores familiares no período de Chamada Pública, porém quando um agricultor familiar inicia as atividades de comercialização, tende a se manter uma constante, pois o mesmo atende as necessidades da escola e não há outros produtores que procuram as unidades escolares. Neste cenário, observam-se a necessidade da atuação dos órgãos públicos ou instituições de ensino que proporcionem capacitação aos agricultores familiares sobre práticas de comercialização.

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Biografia do Autor

Luciana Virginia Mario Bernardo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) Possui graduação em Ciências Contábeis pela UFGD e Licenciatura em Matemática pelo Centro Técnico - Educacional Superior do Oeste Paranaense. Trabalha como Professora de Matemática na educação básica e atuou como Coordenadora da disciplina de Matemática na Educação Básica.

Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha, Universidade Federal da Grande Dourados

É mestrando em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFGD e Licenciado em Pedagogia no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Atuou como professor e apoio da Educação Especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Monitor do Programa Mais Educação.

Erlaine Binotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Fundamentos Teórico Metodológicos de Ensino pela Universidade de Cruz Alta, mestrado (2000) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado sanduiche The University of Queensland (2004). É avaliadora de artigos em periódicos e eventos nacionais e internacionais.Coordena projetos aprovados no CNPq e Fundect sobre cooperação em diferentes contextos do agronegócio. Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (12/2010-01/2015) e é vice-coordenadora do PROFIAP. Professora nos mestrados em Agronegócios, PROFIAP e doutorado em Administração da UFMS. Vice-Presidente da SOBER gestão 2015-2017 e 2017-2019. Tem experiência na área de Administração e Agronegócio, com ênfase no aspecto humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Sucessão rural, gestão do conhecimento (aprendizagem, capacidade absortiva, comunidades de prática), ações coletivas, capital social e inovação. na área de Gestão Pública temas relacionados a Gestão de Pessoas.

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Publicado

2016-11-30