Energia e sustentabilidade no século XXI: o caso do Brasil

Autores

  • Manoel Gonçalves Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernando José Pereira da Costa Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2012.001.0004

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Política Energética, Petróleo

Resumo

Este trabalho enfatiza que a política energética brasileira nas primeiras décadas do século XXI direcionada de forma excessiva no petróleo é um equívoco em função de estarmos numa transição de paradigmas a nível energético-ambiental sobre a base produtiva e centrados na sociedade global para a construção de uma matriz energética sustentável. É necessário priorizar e implementar a gestão estratégica da matriz energética, buscando sua diversificação e fazendo crescer, de forma significativa, a participação das fontes energéticas renováveis com os energéticos diretores do novo paradigma. De modo gradual, deve-se atender às necessidades e à realidade de cada contexto regional, e também nacional, levando em consideração a base energética, o universo de recursos naturais, a estrutura produtiva, o potencial tecnológico disponível e as necessidades de crescimento e desenvolvimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), pós-doutorado em Transporte e Meio Ambiente pela Universidade da Califórnia (2001). É pesquisador e professor universitário com atuação nas áreas de políticas públicas, petróleo & gás natural, energia, economia, planejamento ambiental, transporte sustentável, ética e bioética, e gestão de negócios.

Fernando José Pereira da Costa, Universidade de Santiago de Compostela

Meste em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela.

Downloads

Publicado

2012-06-04

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)