Desenvolvimento sustentável Crescimento, meio ambiente e preservação no contexto da globalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0022

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Sustentabilidade, Globalização

Resumo

No âmbito da globalização, surge a proposta de Desenvolvimento Sustentável, que concilia crescimento econômico com respeito ao meio ambiente, orientada pelo binômio interativo 'Economia/Sustentabilidade' e emergindo como alternativa à crise do modelo fóssil/energético emergente. Primeira Revolução Industrial e lutou no período após a Segunda Guerra Mundial. Para superar visões dogmáticas, extremismos sectários e clivagens ideológicas, o modelo de Desenvolvimento Sustentável favorece ações locais e nacionais e iniciativas de políticas públicas, em vez de tentativas transnacionais de uma maneira que não comprometa a biodiversidade. O Desenvolvimento Sustentável, dentro de seu escopo metodológico, aponta maneiras de alcançar o progresso produtivo/tecnológico dos países em vias de desenvolvimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), especialização em Tecnologia da Informação pela Universidade Fededral do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), pós-doutorado em Economia em Transporte e Meio Ambiente pela Universidade da Califórnia em Davis (2001). É pesquisador e professor universitário com atuação nas áreas de políticas públicas, petróleo, gás natural, energia, economia, finanças, comércio exterior, planejamento ambiental, transporte sustentável, ética, bioética, gestão de negócios e inovação tecnológica.

Fernando José Pereira da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador Independente e possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestrado em Planejamento Energético pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)