Percepção de usuários sobre educação ambiental nas estratégias de saúde da família de Cáceres/MT
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0058Palavras-chave:
Percepção ambiental, Educação ambiental, Saúde e meio ambiente, Estratégia de saúde da famíliaResumo
As cidades sofrem constantes transformações em seu contexto urbano e lidam com processos de adaptação frente a cenários econômicos, políticos e ambientais. O estudo objetivou identificar a percepção dos usuários de saúde, considerando a saúde e meio ambiente: educação ambiental nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Cáceres-MT. Foram realizadas entrevistas semi-estruturada com 120 usuários que se dispuseram em participar da pesquisa. As etapas foram constituídas por levantamento bibliográfico, coleta e análise de dados. E, preconizadas as técnicas de análise do conteúdo de Laurence Bardin para análise qualitativa. Foram realizadas associações pelo Teste Qui quadrado com correção de Bonferroni e uso do teste Exato de Fisher quando identificada associação significativa entre as seis localidades, por meio do programa Bioestat 5.0, considerando um nível de significância de 5% para os dados quantitativos. Os resultados revelaram que a maioria dos usuários não compreende os aspectos de saúde e ambiente e EA de forma sistêmica na realidade das Estratégias de Saúde da família de Cáceres, mesmo havendo destaque para os diversos aspectos ambientais que influenciam sobre a saúde humana. As intervenções educativas nas ESFs seguem metodologias simples tradicionais centradas na transmissão de conhecimentos pontuais com ênfase nas doenças sem visão abrangente e ação integral sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, dificultando o desenvolvimento de ações que abarquem a promoção da qualidade de vida da população e, portanto, o desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e ambiental.
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