Percepção de usuários sobre educação ambiental nas estratégias de saúde da família de Cáceres/MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0058

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Educação ambiental, Saúde e meio ambiente, Estratégia de saúde da família

Resumo

As cidades sofrem constantes transformações em seu contexto urbano e lidam com processos de adaptação frente a cenários econômicos, políticos e ambientais. O estudo objetivou identificar a percepção dos usuários de saúde, considerando a saúde e meio ambiente: educação ambiental nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Cáceres-MT. Foram realizadas entrevistas semi-estruturada com 120 usuários que se dispuseram em participar da pesquisa. As etapas foram constituídas por levantamento bibliográfico, coleta e análise de dados. E, preconizadas as técnicas de análise do conteúdo de Laurence Bardin para análise qualitativa. Foram realizadas associações pelo Teste Qui quadrado com correção de Bonferroni e uso do teste Exato de Fisher quando identificada associação significativa entre as seis localidades, por meio do programa Bioestat 5.0, considerando um nível de significância de 5% para os dados quantitativos. Os resultados revelaram que a maioria dos usuários não compreende os aspectos de saúde e ambiente e EA de forma sistêmica na realidade das Estratégias de Saúde da família de Cáceres, mesmo havendo destaque para os diversos aspectos ambientais que influenciam sobre a saúde humana. As intervenções educativas nas ESFs seguem metodologias simples tradicionais centradas na transmissão de conhecimentos pontuais com ênfase nas doenças sem visão abrangente e ação integral sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, dificultando o desenvolvimento de ações que abarquem a promoção da qualidade de vida da população e, portanto, o desenvolvimento sustentável nos âmbitos social, econômico e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Couto Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006);Mestre em Ciência Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres -MT (2018-2021); Especialista em - Saúde da Família (2008) pelo Instituto de Pós Mato-grossense (IMP); Especialista em enfermagem UTI neonatal (2010); Universidade de Cuiabá (UNIC); Atuou como Enfª assistencial no Hospital São Luiz (2010-2012). Enfermeira assistencial no Hospital Municipal de Querência-MT(2013-2014);. Enfermeira assistencial Hospital das Clinicas em Tangará da Serra(2015-2016); Enfermeira assistencial na Unidade de Terapia Intensiva adulto Pronto Clinica (2016-2017); Docente na Universidade do Estado de Mato grosso (UNEMAT) nas disciplinas Saúde da Criança e supervisão de estágio na unidade intensiva neonatal, saúde da mulher, Enfermagem Clínica, Biossegurança em enfermagem, Urgência e emergência, saúde do adulto e idoso, saúde; semiologia e semiotécnica e experiência com estágios curriculares I e II e assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva(2007-2017) e Enfª intensivista na unidade materno infantil do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam (HUMAP/UFMS), (2021).

Josué Ribeiro de Silva Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Ciências Biológicas (UFMT 2000), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT 2003) e doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar 2010). Professor Ajunto UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso desde 2006, orientador de mestrado no programa ProfBio e de mestrado e doutorado no Programa de Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Aves, Limnologia e Etnobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino, Pantanal, limnologia, avifauna, turismo e etnozoologia e etnoornitologia. É membro dos grupos de pesquisa: Rede de pesquisa de biodiversidade nos Biomas Cerrado, floresta Amazônica e Pantanal do estado de mato grosso e Conceitos Ecológicos e Etnoecologicos aplicados e Conservação da água e da biodiversidade do Pantanal. Atualmente desempenha a função de Superintendente da Escola de Governo na SEPLAG (Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso). 

Downloads

Publicado

2021-02-08