Percepção dos profissionais de saúde da família: frente aos problemas sanitários e socioambientais do município de Cáceres Pantanal de Mato Grosso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.002.0025

Palabras clave:

Profissionais de saúde, Estratégia de saúde da família, Condições socioambientais

Resumen

As cidades brasileiras convivem com graves problemas estruturais que repercute na vulnerabilidade social e ambiental. Em Cáceres-MT, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) se propõe em desenvolver práticas assistenciais voltadas para ações de promoção de saúde e prevenção de doenças a partir da realidade local.  A pesquisa teve como objetivo identificar a atuação dos profissionais de saúde frente a problemas sanitários e socioambientais de Cáceres-MT. Para efetivação da pesquisa utilizou se de uma abordagem qualitativa e quantitativa com 20 profissionais de saúde das ESFs Guanabara, Rodeio, Santa Izabel, Marajoara, Vista alegre e Caic. Foram seguidas as etapas constituídas por levantamento bibliográfico, coleta, categorização e análise dos dados. Os resultados apontaram que os profissionais de saúde têm conhecimento dos problemas sanitários e socioambientais existentes nas comunidades, no entanto as ações implementadas nas não são tão efetivas quando se trata da necessidade de prevenir os danos a saúde e do ambiente. Ficando claro que ações desenvolvidas são de caráter pontual com ênfase nos aspectos das doenças sem visão abrangente sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, impossibilitando dessa maneira o desenvolvimento de ações integrais que abarquem a promoção de qualidade de vida mais sustentável. A ausência de capacitação dos profissionais foi mencionada pela maioria dos profissionais tornando se uma barreira para o desenvolvimento da educação ambiental nas ESF de Cáceres.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eva Couto Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006);Mestre em Ciência Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres -MT (2018-2021); Especialista em - Saúde da Família (2008) pelo Instituto de Pós Mato-grossense (IMP); Especialista em enfermagem UTI neonatal (2010); Universidade de Cuiabá (UNIC); Atuou como Enfª assistencial no Hospital São Luiz (2010-2012). Enfermeira assistencial no Hospital Municipal de Querência-MT(2013-2014);. Enfermeira assistencial Hospital das Clinicas em Tangará da Serra(2015-2016); Enfermeira assistencial na Unidade de Terapia Intensiva adulto Pronto Clinica (2016-2017); Docente na Universidade do Estado de Mato grosso (UNEMAT) nas disciplinas Saúde da Criança e supervisão de estágio na unidade intensiva neonatal, saúde da mulher, Enfermagem Clínica, Biossegurança em enfermagem, Urgência e emergência, saúde do adulto e idoso, saúde; semiologia e semiotécnica e experiência com estágios curriculares I e II e assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva(2007-2017) e Enfª intensivista na unidade materno infantil do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam (HUMAP/UFMS), (2022).

Josué Ribeiro de Silva Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Ciências Biológicas (UFMT 2000), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT 2003) e doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar 2010). Professor Ajunto UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso desde 2006, orientador de mestrado no programa ProfBio e de mestrado e doutorado no Programa de Ciências Ambientais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Aves, Limnologia e Etnobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino, Pantanal, limnologia, avifauna, turismo e etnozoologia e etnoornitologia. É membro dos grupos de pesquisa: Rede de pesquisa de biodiversidade nos Biomas Cerrado, floresta Amazônica e Pantanal do estado de mato grosso e Conceitos Ecológicos e Etnoecologicos aplicados e Conservação da água e da biodiversidade do Pantanal. Atualmente desempenha a função de Superintendente da Escola de Governo na SEPLAG (Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso).

Publicado

2022-07-02