A compreensão dos saberes ecoculturais no ponto focal urbano das queimas no Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0043

Palavras-chave:

Saberes Ecoculturais, Incêndios Florestais, Bairro Lagoa da Ilha

Resumo

As queimadas são ações planejadas de origem antrópica e quando estes fenômenos de queima saem do controle humano se iniciam os incêndios florestais, os quais resultam em impactos multidisciplinares. No Tocantins, as queimas, queimadas e incêndios florestais são práticas dos diferentes sujeitos ecoculturais, motivados pelo contexto econômico e pela expansão de novas área limítrofes. O ponto focal urbano das queimas no Tocantins é o Bairro Lagoa da Ilha, localizado no município de Lagoa da Confusão, e esta pesquisa objetiva compreender os saberes ecoculturais dos sujeitos residentes neste lócus. A metodologia é de caráter quali-quantitativo de tipologia explicativa segundo os objetivos, com uso da pesquisa bibliográfica e análise documental como fontes de informação, seguida de uma pesquisa de campo real com aplicação dos instrumentos de questionário e entrevista, com possibilidade de participação em um Curso de Formação de Brigadista Florestal, além da presença da Teoria Fundamentada e da Pesquisa-Ação. Os resultados e a discussão apontam a compreensão dos saberes ecoculturais ao mesmo tempo em que apontam para a necessidade de uma comparação analítica das variáveis de focos de calor e área queimada, ao que se delimitou a contraposição entre os incêndios florestais Classe I e Classe V. Ao final deste estudo se conclui que o resultado foi de caráter total, uma vez que o objetivo delimitado foi alcançado em sua plenitude.

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Biografia do Autor

Cléber José Borges Sobrinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando Acadêmico em Ciências do Ambiente/UFT. Mestre Acadêmico em Educação/UFT. Pós-graduado em Gestão de Emergências e Desastres/FGF. Pós-graduado em Docência Superior/FGF. Pós-graduado em Gerenciamento de Segurança Pública/UEG. Pós-graduado em Teologia e Cultura/Unyleya. Graduado em Tecnologia de Gestão em Emergências/UNIVALI. Pesquisador nas áreas de Educação, na linha de pesquisa Currículo, Saberes Docentes e Formação Profissional; e, Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Natureza, Cultura e Sociedade. Avaliador Ad Hoc da Revista Flammae. Docente de cursos de formação profissional no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Experiência docente ininterrupta desde 2008. Atuação profissional com ênfase em planejamento e operações na área de bombeiros. Principais temas de estudo: currículo, formação profissional, queimadas, saberes ecoculturais, e, salvamento aquático. 

Dernival Venâncio Ramos Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2009). Pesquisador visitante no Tropical Conservation and Development da Universidade da Florida (2015) e Instituto de Migraciones (2019) da Universidade de Granada. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando na graduação em História, no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território e Neuza-UF/Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente da América Latina e da Amazônia. Atua com pesquisa em extensão junto a comunidade tradicionais do Cerrado Amazônico, com ênfase em comunidades afetadas por grandes projetos de desenvolvimento como barragens e projetos agrícolas.

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Publicado

2021-02-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente