A segurança de barragens no Tocantins: implicações a partir das UHE, PCH e barragem de rejeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0042

Palavras-chave:

Segurança de Barragens, Defesa Civil, Plano de Contingência

Resumo

O Artigo pretende tecer considerações sobre a Segurança em Barragens no Estado do Tocantins, pela perspectiva da Defesa Civil. Os tipos de uso das barragens analisadas foram as que produzem energia elétrica (Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Elétricas) e as Barragens de Rejeitos. A pesquisa é um estudo exploratório que utiliza método indutivo alicerçado em uma revisão de literatura e pesquisa documental. Aspectos não explícitos na legislação que dizem respeito à responsabilidade dificultam a transição entre fase interna e fase externa, outro ponto é que os municípios onde existem esses empreendimentos ainda não possuem seus Planos de Contingência e muitos não possuem suas defesas civis constituídas, soma-se a isso, a necessidade da defesa civil estadual apoiar tecnicamente os municípios. Esse cenário representa as falhas de mercado que geram insegurança e abrem espaço para problemas como a disseminação de Fake News. Constatou-se a necessidade de criar um plano mais preciso de gestão e necessidade de melhoria na eficiência em segurança de barragens no Tocantins, além da necessidade de se estabelecer um gerenciamento voltado a atender de forma preventiva, mediante a promoção do monitoramento das estruturas e do sistema. Fortalecendo o discurso institucional e as práticas de defesa civil no Estado do Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erisvaldo de Oliveira Alves, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, possui graduação em GESTÃO DE EMERGÊNCIAS, pela Universidade do Vale do Itajaí (2009) e CIÊNCIAS ECONÔMICAS, pela Universidade Federal do Tocantins (2017). É especialista em GESTÃO DE EMERGÊNCIA E DESASTRES, pela Faculdade da Grande Fortaleza. É especialista em POLITICA E ESTRATÉGIA, pela Universidade Federal do Tocantins e especialista em GESTÃO ESTRATÉGICA BOMBEIRO MILITAR, pela Faculdade Serra da Mesa. É oficial bombeiro militar - Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Tem experiência na área de Defesa e Segurança Pública. 

Cristhyan Martins Castro Milazzo, Universidade Estadual de Goiás

É doutora em Ciências da Religião pela PUC-GO (05/2013). Possui Mestrado em Direito, área de concentração em Ciências Penais pela UFG (06/2002), especialização em Direito Penal e Processo Penal pela PUC-GO (2001) e graduação em Direito pela PUC-GO (1997). É professora efetiva da UEG desde 2004. Atuou como assessora executiva da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu da UEG, Coordenadora do Curso de Direito da UEG no Câmpus Aparecida de Goiânia e atualmente assumiu como Chefe de Gabinete da Reitoria da UEG. Possui experiência em Gestão Educacional Administrativa e Docência Universitária. É docente e orientadora de Trabalhos de Conclusão em vários cursos de pós-graduação e graduação, atuando principalmente nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito, Direito Penal, Direitos Humanos, Direito Empresarial, Metodologia Científica, Diversidade Cidadania e Direitos e Trabalho de Conclusão do Curso. 

Downloads

Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)