Potencial energético de resíduos sólidos urbanos na Região do Grande ABC Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0030

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos (RSU), Biogás, Metano, Potencial energético

Resumo

Os resíduos sólidos urbanos (RSU) são um dos principais problemas dos grandes centros urbanos, envolvendo complexos desafios de gerenciamento. No Brasil, atualmente, apenas 59,5% dos resíduos produzidos são destinados para aterros sanitários. Os resíduos depositados nos aterros sanitários são biodegradados e possuem um potencial de produção de biogás, este apresenta cerca de 50% de gás metano, que captado no aterro pode torna-se uma fonte de calor e combustível, possibilitando a geração de energia.  Neste contexto, este trabalho, estimou geração de biogás/metano e o potencial energético, a partir dos RSU produzidos nos municípios da Região do ABC paulista. A região possui cerca de 56% do seu território em áreas de proteção de mananciais ou restrições ambiental, dificultando a instalação de novos aterros, e apenas o município de Santo André possui aterro sanitário próprio público, os outros seis municípios depositam seus resíduos no Aterro Lara (privado), localizado no município de Mauá. Para realização da estimativa de emissão de biogás foi utilizada uma modelagem matemática, baseado no método de decaimento de primeira ordem, do IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas). Foram coletados dados referentes a geração e a composição dos RSU destes municípios ajustando os parâmetros que compõe o modelo matemático do IPCC. Em relação a emissão de metano o valor máximo determinado foi de 18.993,07 m³CH4/h, com potencial de 32,84 MW, gerando 685,95 MWh de energia somando todos os municípios da região, podendo abastecer uma população de até 268 mil habitantes, correspondendo a 8% da população estimada destes municípios no ano de 2047. Espera-se que os resultados desse trabalho possam contribuir para o aperfeiçoamento, da previsão da geração de biogás e metano em aterro sanitário e, que também auxiliem no planejamento em relação ao aproveitamento energético dos RSU na Região do ABC paulista depositados em aterros sanitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Cruz Vieira, Universidade Federal de São Paulo

Estudante de Ciências Ambientais na Universidade Federal de São Paulo, cursando o último ano da graduação (2016 - 2021). O bacharelado possuí como base de estudo as áreas da ciências da terra, humana, exatas e bioecológicas. Estudando sobre o potencial energéticos dos resíduos sólidos urbano na região do Grande ABC Paulista. Tenho habilidades com pacote Office, Adobe PhotoShop, softwares de geoprocessamento e inglês básico. Atualmente, sou estagiária na área de certificados de reciclagem no suporte comercial. Realizo acompanhamento do cadastro das empresas, atendimentos aos clientes, desenvolvimento de relatórios e certificados.

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima). E-mail: giovanocandiani@gmail.com; gcandiani@unifesp.com

Downloads

Publicado

2021-02-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)