Métodos para avaliação retrospectiva da qualidade de um estudo de impacto ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0025

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Impacto Ambiental, Revisão da Qualidade

Resumo

A revisão da qualidade dos estudos de impacto ambiental tem sido apontada como um aspecto importante da avaliação do desempenho do processo de avaliação de impacto ambiental. O presente trabalho objetiva avaliar a qualidade de um estudo de impacto ambiental. Para tanto, três ferramentas distintas para revisão da qualidade foram aplicadas. Os resultados encontrados indicam que os métodos permitiram conclusões a respeito da qualidade do estudo avaliado, contribuindo para a identificação de deficiências. Ao final, concluiu-se que os métodos empregados, mesmo com limitações, são importantes, apresentando viabilidade para análise da qualidade dos estudos de impacto ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Tzauyang Bertuola, Universidade Federal de São Paulo

Possui ensino médio pelo Colégio Júlio Verne(2010). Atualmente é Operador Transporte Metroviário 1 da Companhia do Metropolitano de São Paulo Metro. Tem experiência na área de Ecologia.

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima).

Downloads

Publicado

2019-05-14

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)