Análise integrada da paisagem na bacia hidrográfica de Coronel João Pessoa/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0027

Palavras-chave:

Aspectos Físicos e Ambientais, Semiárido, Uso e Ocupação do Solo, Geotecnologias

Resumo

A análise de uma paisagem a partir de uma bacia hidrográfica possui a vantagem de deter limites bem definidos, onde o modelo e formato da bacia definem os arranjos da paisagem, o que reflete os efeitos de forma óbvia decorrentes das atividades antrópicas na área. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise integrada da paisagem por meio de recursos das geotecnologias ao considerar aspectos físicos e ambientais da Bacia Hidrográfica de Coronel João Pessoa/RN. Para o desenvolvimento da pesquisa e compreensão da diversidade e complexidade da paisagem, elaborou-se cartas temáticas para caracterização de atributos físicos e ambientais da unidade territorial. Foram identificadas as APP’s no qual foram classificadas como as encostas de declividade acima de 45%, reservatórios em zona rural, nascentes e rede de drenagem, onde, o uso do solo nessas áreas para fins de agricultura, pastagem, instalação de edifícios com rede de esgoto, tem alertado para possíveis fragilidades ambientais nessas áreas. A análise integrada multitemporal da paisagem entre 2009 e 2019, mostra uma expansão da vegetação nativa e um aumento significativo das águas superficiais, apesar da diminuição de precipitações pluviométricas. Verificou-se uma diminuição das ações antrópicas, que não foi o suficiente para reduzir a área de solo exposto, assim como a presença de afloramento rochoso ao longo da superfície terrestre da bacia. Em relação a cobertura vegetal, esta sofreu uma redução em áreas com declividade acima de 45%, logo, é possível inferir que houve crescente desmatamento da área devido, principalmente, as atividades antrópicas recorrentes nestas áreas, como a agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Ticiane Alves do Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2013 - 2018) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (2018 - 2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN - UERN). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS - UFERSA). 

Helves Cleverton Guerra Costa, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Atualmente é aluno do curso Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e estagiário da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos temas: Recursos Hídricos, Percepção Ambiental, Saneamento Ambiental e arborização urbana. 

Samilly Brito Nobre, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Atual), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Atual). 

Rafael Silva de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou do projeto Geografia escolar: cultura, cidadania e formação docente pelo Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou como professor voluntário no projeto de extensão Cursinho Popular Emancipa vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrou o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS-UFERSA). Integrou o projeto de fluxo contínuo As Redes de Lugares Turísticos do Litoral Norte do Polo Costa das Dunas (LAGHUM-UERN). Participa como Pesquisador voluntário no projeto Turismo de Negócio Pelo (PIBIC-UERN). Participa como pesquisador voluntário no projeto O Plano Diretor do município de Mossoró-RN como componente da política urbana local: o direito à cidade em questão (PIBIC-UERN). Participa como professor voluntário no Cursinho Popular Cidadania vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do projeto de extensão Tecendo Redes de Cidadania vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Política ? DCSP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Vinculado ao Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM-UERN). 

Antônio Batista de Queiroz Júnior, Universidade Federal Rural do Semiárido

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2014 - 2018). Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2018 - 2020). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais- PPGCN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (Atual).

Ricassilly Isac Bruno Rufino Lima, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Gestão Financeira pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2012), pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba (2014) e, atualmente é graduando em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem experiência na área de Administração pública, educação, dentre outros setores.

Talita Tássia da Costa, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018). Cursando Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Pós- Graduação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é estagiária da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade compartilhada, isopet, isolamento térmico, saneamento, escassez hídrica e uso de nanotecnologias.

Francisco Soares Roque, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2018) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é funcionário público da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros - RN. Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS). Tem experiência em Engenharia Sanitária. 

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2006-2010); Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2011-2013); Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2013); Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Departamento de Engenharias e Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia e Manejo de Água e Solo; Geociências; Recursos Hídricos e Ambientais, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas de Pesquisa e Extensão universitária: Manejo e conservação de água e solo; Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Modelagem ambiental, Mitigação e Controle Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)