Alternativas para melhoria da gestão hídrica na bacia hidrográfica Ribeirão Cacau em Alvorada D’oeste/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0040

Palavras-chave:

Cafeicultura, Gerenciamento Hídrico, Educação Ambiental

Resumo

A bacia do rio Ribeirão Cacau, localizada no município de Alvorada D’Oeste em Rondônia, é indispensável para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas locais, tais como a cafeicultura. Efetivar uma gestão integrada dos recursos hídricos nesta região ainda é um grande desafio, principalmente em decorrência do avanço das atividades agropecuárias. Desta maneira, a presente pesquisa buscou realizar uma análise do gerenciamento dos recursos hídricos na bacia supracitada sob o viés da participação da sociedade civil e do acesso à informação. Para tal, fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e documental de forma a identificar práticas sustentáveis e aplicáveis em bacias hidrográficas em nível estadual para gerar contribuição para um melhor gerenciamento da bacia de estudo. Como resultado, pode-se identificar crescimento da demanda de outorga na bacia e ações de educação ambiental de incentivo a produção sustentável implantadas por iniciativas públicas e privadas que visam uma produção econômica voltada à sustentabilidade. Como contribuição e produto do mestrado ProfÁgua, foi formulada uma cartilha de sensibilização socioambiental para a produção da cafeicultura local e conhecimento da legislação hídrica. De outro modo, pode-se inferir que há necessidade de se manter investimentos em atividades e programas de educação ambiental, para que haja sensibilização dos cidadãos quanto à importância do seu papel no gerenciamento dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Martins Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008), Pós - graduada em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade de Santo André (2012) e Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pelo programa ProfÁgua pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é servidora pública estatutária do estado de Rondônia no cargo de professora nível III, lecionando para o Ensino Médio na escola Santa Ana em Alvorada D' Oeste - RO.

Patrícia Soares de Maria de Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (1991), Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003), Doutora em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Foi Chefe do Laboratório de Sorologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia - HEMERON entre 1992 e 1993. De 1993 a 1995 foi chefe do Laboratório de Pesquisa do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM/RO. Foi Chefe do Laboratório de Quimioterapia da Malária (LQM) da FIOCRUZ Rondônia no período de maio de 2011 a junho de 2014. Desde 1999 é professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia, atuou no Curso de Biologia até 2016, em 2017 começou a lecionar no Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) no Campus de Ji-Paraná/RO, período no qual passou a desenvolver projetos de pesquisa nas áreas de Ensino de Ciências e Educação Inclusiva.Atualmente é presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento do Acadêmico com Deficiência- CPAAD da UNIR, campus Ji-Paraná. Desde 2018 integra o quadro permanente de docentes do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROFÁGUA) ? Polo UNIR.

Nubia Deborah Araujo Caramello, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Geografia, pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña. Mestre e graduada em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental . Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat ? GRATS (UAB/Cataluña); Geomorfologia fluvial e Ambiental (Geomorphos/UFRJ) e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários). Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Trabalha tendo por base do diálogo geográfico os conceitos de Geomorfologia Ambiental, História Ambiental, Metabolismo Socioambiental, Cambio Ambiental Local e Gestão de Recursos Hídricos em escala interna e fronteiriça. Profissionalmente atua nas duas linhas de formação como Professora atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Patrimonial, Licenciamento Ambiental, Perícia e Auditoria Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade, Sustentabilidade Hídrica Local, Legislação dos Recursos Hídricos, Metodologia do Ensino Superior, Didática de ensino, Geociências e Indicadores Socioambientais. Convidada para compor o Conselho da Associação de Pesquisadores Polares e dos Mares em Início de Carreira - APECS-Brasil. Colaboradora regional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacia Hidrografia, através da mobilização para implantação de Comitês de Bacia Hidrográfica em Rondônia, com foco de atuação e pesquisa na Bacia Hidrográfica do Rio Branco e Colorado, e Bacia Hidrográfica do Guaporé. Professora convidada do Programa de Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos ProfÁgua - na Universidade Federal de Rondônia: - Ji-Paraná. Atua ainda na educação básica na Secretaria de Educação do Estado de Rondônia - SEDUC coordenando os projetos Agenda 2030: um convite a pesquisa; Margem Direita do Guaporé e Análise da Paisagem e suas transformações envolvendo jovens do ensino básico, graduandos e mestrandos na produção científica a partir da conexão da escala local x mundo.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente