Percepção de educadores sobre aspectos da educação ambiental em escolas do município de Ji-Paraná/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0055

Palavras-chave:

Lei 9795/99, Educação socioambiental, Sensibilização ambiental

Resumo

A Educação Ambiental (EA) deve ser tida como elemento estruturante da política ambiental, uma vez que abre um leque de perspectivas para a formação cidadã e ética dos indivíduos. Por conta disso, deve-se buscar a introdução da EA, principalmente em âmbito escolar, sendo este um dos espaços primordiais à formação intelectual dos indivíduos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi realizar uma pesquisa exploratória, almejando conhecer o cenário da Educação Ambiental nas escolas do município de Ji-Paraná, Rondônia - Brasil, de forma que possíveis lacunas nessa temática possam dar ensejo à futuras iniciativas de fortalecer a EA no ensino básico. Para tanto, foram selecionadas 8 escolas estaduais para a aplicação de questionários, representando 20% do total de escolas estaduais no município. Conforme os resultados, 70% dos educadores participantes responderam que não são realizadas aulas de campo, ou atividades contínuas que abordem o tema de sustentabilidade ambiental na escola em que lecionam; 71,4% dos professores afirmam não conhecer a Lei 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e somente 35,7% se declaram preparados para desenvolver atividades de EA em sala de aula. Desta forma, os dados obtidos no estudo revelam que a Educação Ambiental ainda tem sido trabalhada de forma incipiente nas escolas estaduais do município de Ji-Paraná-RO. Por conseguinte, faz-se de extrema necessidade a inclusão, não somente de iniciativas isoladas, mas da EA como um todo no âmbito dos sistemas de ensino, de forma a proporcionar de forma efetiva a internalização dos aspectos ambientais no cotidiano social.

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Biografia do Autor

Decauita Poliana Peixoto da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Engenheira Ambiental, formada pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Ji-Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua), UNIR, campus de Ji-Paraná. 

Patrícia Soares de Maria de Medeiros, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - UnB (1991), Mestre em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003), Doutora em Biologia Experimental pela Universidade Federal de Rondônia (2011). Foi Chefe do Laboratório de Sorologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia - HEMERON entre 1992 e 1993. De 1993 a 1995 foi chefe do Laboratório de Pesquisa do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical - CEPEM/RO. Foi Chefe do Laboratório de Quimioterapia da Malária (LQM) da FIOCRUZ Rondônia no período de maio de 2011 a junho de 2014. Desde 1999 é professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia, atuou no Curso de Biologia até 2016, em 2017 começou a lecionar no Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) no Campus de Ji-Paraná/RO, período no qual passou a desenvolver projetos de pesquisa nas áreas de Ensino de Ciências e Educação Inclusiva.Atualmente é presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento do Acadêmico com Deficiência- CPAAD da UNIR, campus Ji-Paraná. Desde 2018 integra o quadro permanente de docentes do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROFÁGUA) ? Polo UNIR.

Núbia Déborah Araújo Caramello, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Geografia, pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB/Cataluña reconhecido e validado pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e graduada em Geografia, e em Pedagogia através da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental . Integrante como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Aigua, Territori i Sostenibilitat ? GRATS (UAB/Cataluña); Geomorfologia fluvial e Ambiental (Geomorphos/UFRJ) e idealizadora do Grupo Experimental de Pesquisa Diálogo Hídrico Multidisciplinar (motivando a pesquisa dentro e fora dos territórios universitários). Pesquisadora de indicadores e metodologias que viabilizem Plano de Bacia Hidrográfica e mecanismo de Gestão de Bacia Hidrográfica Integrada ao interesse dos atores locais. Trabalha tendo por base do diálogo geográfico os conceitos de Geomorfologia Ambiental, História Ambiental, Metabolismo Socioambiental, Cambio Ambiental Local e Gestão de Recursos Hídricos em escala interna e fronteiriça. Profissionalmente atua nas duas linhas de formação como Professora atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Patrimonial, Licenciamento Ambiental, Perícia e Auditoria Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade, Sustentabilidade Hídrica Local, Legislação dos Recursos Hídricos, Metodologia do Ensino Superior, Didática de ensino, Geociências e Indicadores Socioambientais. Convidada para compor o Conselho da Associação de Pesquisadores Polares e dos Mares em Início de Carreira - APECS-Brasil. Colaboradora regional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacia Hidrografia, através da mobilização para implantação de Comitês de Bacia Hidrográfica em Rondônia, com foco de atuação e pesquisa na Bacia Hidrográfica do Rio Branco e Colorado, e Bacia Hidrográfica do Guaporé. Professora convidada do Programa de Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos ProfÁgua - na Universidade Federal de Rondônia: - Ji-Paraná. Atua ainda na educação básica na Secretaria de Educação do Estado de Rondônia - SEDUC coordenando os projetos Agenda 2030: um convite a pesquisa; Margem Direita do Guaporé e Análise da Paisagem e suas transformações envolvendo jovens do ensino básico, graduandos e mestrandos na produção científica a partir da conexão da escala local x mundo.

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Publicado

2020-07-06