Indicadores de desenvolvimento sustentável nos municípios do Nordeste Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0041

Palavras-chave:

Cidades da Amazônia, Desenvolvimento Regional, Gestão Pública, Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios, Sustentabilidade

Resumo

O desenvolvimento sustentável constitui-se no novo paradigma de desenvolvimento vigente, por isso se faz necessário a utilização de métodos de avaliação de sustentabilidade para servir de subsídios na formulação de políticas públicas. Neste artigo avalia-se os níveis de sustentabilidade dos municípios da mesorregião do Nordeste Paraense, no estado do Pará, mediante o cálculo do Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios (IDSM). A metodologia se baseou na utilizada por Martins e Cândido (2012), onde os dados são analisados de acordo com seis dimensões (social, demográfica, econômica, político-institucional, ambiental e cultural) e quatro níveis (ideal, aceitável, alerta e crítico), a partir de dados secundários obtidos nas bases de dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, FAPESPA, DATASUS, IBGE, FINBRA, ANATEL, TSE e SNIS. Os resultados foram ilustrados através de mapas visando uma melhor representação da realidade dos municípios estudados. A pesquisa constatou que 94% dos municípios analisados foram classificados no nível de alerta, demonstrando a necessidade de políticas públicas mais adequadas ao favorecimento do desenvolvimento sustentável. A metodologia utilizada se mostrou eficiente para orientar os gestores públicos em suas tomadas de decisões, principalmente no que diz respeito à qualidade da educação, oferta de serviços básicos de saúde, saneamento básico, incentivo ao setor industrial e a construção de equipamentos culturais como museus, teatros e bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Cezar Ferreira de Souza, Universidade da Amazônia

Engenheiro Ambiental, Mestre em Agronomia pela UFRA, Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pela UNAMA.

Ellen Gleyce da Silva Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Florestal, Doutora em Ciências Florestais pela UFRA.

Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciência Animal, Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRA.

Fabrício Khoury Rebello, Universidade Federal Rural da Amazônia

Economista, Doutor em Ciências Agrárias, Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRA.

Cyntia Meireles Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciências Agrárias, Professora do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos da UFRA.

Maria Lúcia Bahia Lopes, Universidade da Amazônia

Economista, Doutora em Economia Aplicada, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da UNAMA.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente