Comparação de sistemas de produção de pitaya (Hylocereus Costaricensis) com diferentes níveis tecnológicos na Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0010Palavras-chave:
Viabilidade econômica, Sensibilidade econômica, Canais de vendaResumo
O artigo objetivou analisar a sensibilidade da produção de pitaya (Hylocereus costaricensis) fertirrigada no município de Tomé-Açu/PA. A coleta de dados deu-se através de entrevistas com produtores locais para levantar informações sobre os custos de produção de um hectare (10.000 m²) e compreender as características dos principais canais de comercialização da produção. Para análise dos dados, usou-se o software Excel para a elaboração de fluxos de caixa, cálculo de indicadores de viabilidade econômica e realização de análise da sensibilidade dos custos e preços no intervalo de 2016 a 2018, além de realizar projeções para o ano de 2019 com base na Média Móvel Ponderada (MMP). Na comparação entre o primeiro e o último ano, identificou-se o aumento dos custos de produção, assim como a queda no preço de comercialização no canal principal. Constatou-se, também, um aumento de mais de 23% no valor de investimento inicial e queda da MCU, além do acréscimo no tempo de retorno do investimento. As oscilações nos preços impactaram consideravelmente a rentabilidade da produção no período de 2016 a 2018 e o valor projetado para 2019, sendo que a principal diferença ocorreu entre os anos de 2017 a 2018, nos quais o VPL, a uma taxa desconto de 10% a.a., apresentou retração de R$67.333,82. Observou-se, no entanto, que os indicadores se mostraram viáveis em todos os períodos observados e projetados, com o VPL possuindo resultados positivos em todos os cenários — o IBC > 1 e a TIR > TMA —, comprovando a viabilidade econômica da atividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.