Camarões de água doce de bacias hidrográficas do cerrado: distribuição geográfica e chave de identificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0009

Palavras-chave:

Diversidade, Decapoda, Macrobrachium, Taxonomia, Conservação

Resumo

Os camarões de água doce do gênero Macrobrachium (Spence Bate, 1868) encontram-se amplamente distribuídos nas Américas e, numericamente este é o gênero dominante da família Palaemonidae. O Estado do Maranhão não dispõe de trabalhos voltados para crustáceos de água doce, sendo este o primeiro estudo realizado com o objetivo de apresentar informações taxonômicas das espécies registradas, com mapa de ocorrência geográfica, características biológicas e ecológicas, uma chave de identificação do gênero Macrobrachium para o Estado, bem como aspectos de conservação. Para isso, oito riachos do Leste do Maranhão, foram amostrados com puçás, peneiras e rede de arrasto, passados no fundo e na vegetação marginal submersa por um período de 20 minutos em um trecho de 150m. Em laboratório, os espécimes foram identificados, mensurados e sexados. Um total de 526 espécimes foram coletados, distribuídos em cinco espécies, sendo: M. carcinus (N=01), M. olfersii (N=55), M. acanthurus (N=116), M. amazonicum (N=119) e M. jelskii (N=235). Somente em M. acanthurus e M. jelskii foram registradas fêmeas ovígeras, M. jelskii apresentou fecundidades de 1 a 65 ovos, ao passo que para a única fêmea ovígera de M. acanthurus foram contados 662 ovos. Também foi elaborado uma chave de identificação do gênero Macrobrachium para o Maranhão. Assim, confirmou-se os registros destas espécies para o Estado e ampliação da área de distribuição, com mapas de ocorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kele Sousa Pires Andrade, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2011). Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade no Centro Universitário Internacional - UNINTER (2014). Mestrado em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2017). Atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Crustacea Decapoda (ênfase Macrobrachium e Brachyura) estuarino e de água doce, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.

Ivaneide de Oliveira Nascimento, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), graduação em Formação de Docentes Habilitação Zootecnia Biologia pelo Instituto Federal do Maranhão (2001), mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2009) e doutorado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2017). Foi professora na Universidade Estadual do Maranhão, no período de 1995 a 2016.Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Estadual da Região Tocantina do MA. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, extratos vegetais, princípios ativos e ácido húmico, fúlvico. E na área de Microbiologia, Fitopatologia e Solos, com ênfase no controle alternativo de doenças e manejo ecológico do solo.

Marina de Sá Leitão Câmara de Araújo, Universidade de Pernambuco

Sou graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista, Mestre e Doutora em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde 2012, sou professora adjunta de Zoologia (disciplinas de Invertebrados inferiores, Invertebrados superiores e Cordados) na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, na licenciatura em Ciências Biológicas, em todas as modalidades (presencial, à distância e PARFOR - Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Ministro também as disciplinas obrigatórias de Estágio Supervisionado I e TCC e optativas Desenvolvimento Sustentável e Biologia Marinha na graduação; na pós-graduação, as disciplinas de Bioindicadores Ambientais e Tópicos de Educação Ambiental (Gestão Ambiental lato sensu), e Tópicos em Biologia Animal e Metodologia do Ensino de Biologia (Ensino de Biologia lato sensu). Sou tradutora de textos técnicos e científicos (inglês/português) e revisora de periódicos. Desde 2016, sou presidente da Sociedade Nordestina de Zoologia (SNZ), tendo sido eleita em assembléia no XIX Encontro de Zoologia do Nordeste. Também sou editora chefe da Revista Nordestina de Zoologia (RNZ), Coordenadora do Laboratório de Zoologia e Curadora da Coleção Didática de Zoologia da UPE, Campus Garanhuns (CDZ/UPE). Componho o grupo de trabalho (GT) de Estágio Supervisionado da referida unidade, sendo a Coordenadora de Estágios do referido curso. Tenho experiência nas áreas de Zoologia, Biologia Marinha, Ecologia e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de populações e de comunidades (tendo como organismos modelos os Crustacea Brachyura, mas recentemente tenho expandido meus estudos para outros taxa, o que tem sido bastante enriquecedor). Sou educadora ambiental e protetora animal, e coordeno o projeto de extensão Amigos dos animais da UPE (AnimUPE), que promove palestras educativas sobre guarda responsável nas escolas da região e incentiva a adoção de animais abandonados no campus e seu entorno. Sou voluntária na Organização Capa-gato, instituição sem fins lucrativos que promove mutirões de castração em Garanhuns e região.

Jorge Luiz Silva Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2000), mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutor em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão. Atua no curso de graduação em Oceanografia do Departamento de Oceanografia e Limnologia em São Luís, no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação e no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente. Recentemente compõem o quadro de professores associados da rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Doutorado, rede Bionorte). Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação. Área de atuação correspondente à ecologia marinha, biologia marinha e ictiologia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FAPEMA. Consultor Científico do Projeto Orla Viva. Editor do Boletim do Laboratório de Hidrobiologia. Líder do Grupo de Estudos de Elasmobrânquios do Maranhão. Líder do Grupo de Estudos de Peixes Tropicais do CNPq/UFMAdgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4123121118134345. Email: silvanunes@yahoo.com; jorge@ufma.br; jorge.nunes@ufma.br. 

Downloads

Publicado

2020-04-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)