Educação ambiental crítica na República do Panamá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0038

Palavras-chave:

Educação ambiental, República do Panamá, Educação Ambiental Crítica

Resumo

O principal objetivo do artigo é descrever a Educação Ambiental (EA) na República do Panamá (Panamá). Em referências bibliográficas oferecidas e apoiadas por uma AE crítica, após estudar e concluir as disciplinas de Ética, Princípios de Educação Ambiental e Entendimento da Legislação Ambiental, no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil. Disciplinas que fornecem fundamentos, referências bibliográficas e fornecem análises sobre um EA crítico. A importância deste artigo começa com o conhecimento do contexto cronológico da DA em todo o mundo e o link para o início da DA no Panamá. Levando em consideração os aspectos em que a sociedade panamenha se apresentou, seja cultural, política ou social. Analisando também o que está relacionado ao arcabouço jurídico da AA do Panamá, em que a estrutura panamenha está presente quando se refere ao meio ambiente e à EA, em seus constantes fundamentos e apoio ao desenvolvimento da sociedade. Dar importância e uma análise às duas legislações da EA presentes no Panamá e às devidas entidades governamentais, nas quais a EA recebe notoriedade e propostas, sempre com base em uma EA crítica que possa contribuir para uma sociedade melhor.

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Biografia do Autor

Lenin Alfonso Morales, Universidade Federal do Rio Grande

Engenheiro com graduação pela Universidade do Panamá - UP (Panamá, 2015) em Manejo de Bacias e Ambiente. Atualmente, realiza seu mestrado em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (Brasil, 2018), apresentando-se como membro do grupo de pesquisa Direito e Educação Ambiental (GPDEA) da mesma universidade.

Vanessa Hernandez Caporlingua, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (1991), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (2001 e 2010). Professora e pesquisadora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Tem experiência na área da Educação Ambiental e do Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

Publicado

2020-04-02