Comportamento de Ficus na arborização urbana do bairro Santa Clara, Santarém/Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0004

Palavras-chave:

Amazônia, Planejamento Ambiental, Afloramento de raiz

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a realização de um inventário do tipo censo quali-quantitativo no bairro Santa Clara, município de Santarém/PA acerca da espécie Ficus sp. Coletaram-se dados em relação à sua altura, DAP (diâmetro à altura do peito), DC (diâmetro de copa), relação com a fiação, recomendação quanto ao manejo, posição e sanidade da raiz, do fuste e da copa. Foram encontrados 54 indivíduos de Ficus, sendo que a maioria (44%) apresentou porte médio com afloramento na calçada em 83% dos casos. Em relação a sanidade, 57% das raízes estavam com algum nível de podridão e 43% não apresentaram problemas. A sanidade do fuste mostrou-se favorável com 96% de indivíduos sem interferência e 4% com podridão. Na fiação, 56% não estavam em contato com a rede elétrica e 44% se encontravam presentes ou com potencial risco para a fiação. Tendo por base essas condições, a recomendação de manejo indicou para 81% dos casos necessidade de poda, 6% para remoção e 13% para os indivíduos que não apresentaram necessidade de tratos silviculturais. Conclui-se que a utilização de Ficus não é adequada à arborização próximo a fiação e estruturas pavimentadas, sendo aconselhável sua substituição de forma gradativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayane Pedroso Fernandes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará(2019) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Conveniada de Ensino Fundamental e Médio São José(2012).

Lucas Cunha Ximenes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento na Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2016). Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2014), com graduação sanduíche em Ingeniería Forestal na Universidad de Talca, Chile (2013), sendo bolsista do Banco Santander. Foi professor substituto na área de Mecanização e Colheita Florestal na Universidade Federal do Oeste do Pará (2017 - 2019), onde ministrou as disciplinas de Mecanização e Colheita Florestal, Recuperação de Áreas Degradadas, Metodologia da Pesquisa, Projeto de TCC e Estatística Básica. Tem experiência em Manejo Florestal, com ênfase em: Classificação da Capacidade Produtiva de Florestas Inequiâneas, Estrutura de Florestas Nativas, Manejo de Produtos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros, Colheita de Florestas Nativas e Silvicultura Urbana.

Downloads

Publicado

2020-01-06