Estudo de baixa visibilidade no aeroporto de Porto Alegre: processos sinóticos e termodinâmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0012

Palavras-chave:

Nevoeiro de Radiação, Nevoeiro Frontal, Modelo CFSR

Resumo

O nevoeiro é um fenômeno associado a redução da visibilidade, causando prejuízos em diversos sectores socioeconômicos no estado do Rio Grande do Sul, influenciando principalmente no encerramento das atividades aeroportuárias. Os objetivos principais são: 1) classificar os tipos de nevoeiros em Porto Alegre em um período de 2 anos (2008-2009) a partir da análise dos processos sinóticos e termodinâmicos e 2) avaliar o comportamento de produtos de reanálise do NCEP, reanalise (CFSR-1) e previsão (CFSR-2) do CFSR nas situações de formação de nevoeiro de radiação. Variáveis meteorológicas da estação de superfície do aeroporto foram utilizadas para: 1) o estudo de frequência de nevoeiros e 2) a análise das condições de formação dos nevoeiros. Os sistemas sinóticos atuantes durante os eventos de nevoeiros foram analisados utilizando diversos produtos de reanálise do NCEP e do CFSR e imagens de satélite GOES-12. As condições termodinâmicas foram analisadas usando dados de radiossondagem e perfis plotados com o produto CFSR-1 e CFSR-2. Foram encontrados 82 casos de nevoeiros com duração entre 10 minutos e 11 horas, ocorrendo principalmente no outono e no inverno. Um único caso ocorreu com chuva. A análise sinotica foi elaborada para os 23 casos que ocorreram no horário de observação de radiossondagem. O estudo dos processos sinóticos mostrou que 13 eventos foram nevoeiros de radiação e 10 frontais. Os perfis do CFSR-1 mostraram camada úmida entre 1000-950hPa, com umidade de 86-89%. Os perfis do CFSR-2 mostraram camada úmida entre a altura 2m até o nível de 950hPa com umidade de 80-96.9%. No geral, os perfis de toda a troposfera acima desses níveis foram típicos para os casos de nevoeiros radiação, com baixa umidade e inversões de subsidência. Concluímos que 1) a situação sinóptica foi apresentada semelhante pelo NCEP e o CFSR, 2) os perfis do CFSR mostram a estrutura da troposfera típica para os eventos de nevoeiro de radiação, excluindo a camada superficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Maria de Sousa Afonso, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui Graduação (2014) e Mestrado (2016) em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Pós Graduação em Meio Ambiente e Organizações Empresariais e Sociais (2015) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente frequenta o Doutorado em Meteorologia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente em Meteorologia Sinótica e Física. 

Vladimir Levit, Universidade Federal de Alagoas

possui graduação em Física - Urais Universidade Federal da Russia (1969), mestrado em Física teórica - Urais Universidade Federal da Russia (1971) e doutorado em Física do Estado Sólido pelo Instituto de Física dos Metais de Academia dos Ciencias da Rússia (1981). Muitos anos trabalho no Centro principal da Energia Nuclear da Rússia ?Instituto Kurchatov? em Moscou com interese principal na área de radiation embrittlement. Atualmente é professor associado do Instituto das Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas. Atividade na área de Física da Atmosfera para problemas meteorológicos dos fenômenos adversos.

Natalia Fedorova, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Moscou(1971), mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Moscou(1973) e doutorado em Meteorologia pelo Centro Hidrometeorológico da Rússia(1980). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso), Revisor de periódico da Floresta (UFPR. Impresso), Revisor de periódico da Bragantia (São Paulo, SP. Impresso), Revisor de periódico da Atmospheric Science Letters, Revisor de periódico da Atmospheric Research (Print), Membro de corpo editorial da PURE AND APPLIED GEOPHYSICS e Revisor de periódico da Aerosol and Air Quality Research. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Meteorologia Sinotica, Previsao de Tempo, Dados de Satelite. 

Downloads

Publicado

2019-11-05

Edição

Seção

Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas