Complexos convectivos de mesoescala sobre o Nordeste do Brasil e fenômenos adversos associados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.003.0008

Palavras-chave:

CCM, Trovoada, Previsão do tempo

Resumo

A previsão dos Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM) tem extrema importância para a população da região Nordeste do Brasil (NEB), pois provocam vários fenômenos adversos como precipitações intensas e trovoadas, consequentemente causando enchentes, alagamentos e deslizamento de terra, trazendo perdas sociais e econômicas. O principal objetivo do presente estudo é analisar a formação dos CCM e seus fenômenos adversos associados para o período entre 2013 e 2015. A identificação dos casos foi feita através da análise de imagens do satélite GOES-13 no canal infravermelho realçado. Dados de reanálise II do National Centers for Environmental Prediction (NCEP) foram utilizados para análise sinótica através dos campos de linhas de corrente com o auxílio do software GrADS. O estudo termodinâmico foi feito através da plotagem de perfis verticais simulados da atmosfera, com a análise baseada nos índices de instabilidade LI e CAPE+. Imagens do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) e dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foram utilizados para a detecção de trovoadas. O registro de precipitação foi coletado das estações automáticas e convencionais da rede de postos pluviométricos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Durante o período de estudo foram identificados 16 casos de CCM, com registro de trovoada associada em 6 eventos. Quatro diferentes padrões sinóticos foram associados à formação dos CCM: Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Perturbações Ondulatórias dos Alísios (POAs) e um caso associado à um centro de baixa pressão, classificado como Circulação Ciclônica. Nos casos de CCM com trovoadas os valores do CAPE+ dos Perfis simulados permitiram classificar a atmosfera como moderadamente instável, enquanto o valor do índice LI representou possibilidade de trovoadas moderadas a trovoadas severas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Carvalho Vieira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Mestrando em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, álgebra de mapas, geoprocessamento, modelagem hidrológica e cálculo de variáveis de superfície através de sensores orbitais.

Vladimir Levit, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física - Urais Universidade Federal da Russia (1969), mestrado em Física teórica - Urais Universidade Federal da Russia (1971) e doutorado em Física do Estado Sólido pelo Instituto de Física dos Metais de Academia dos Ciencias da Rússia (1981). Muitos anos trabalho no Centro principal da Energia Nuclear da Rússia ?Instituto Kurchatov? em Moscou com interese principal na área de radiation embrittlement. Atualmente é professor associado do Instituto das Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas. Atividade na área de Física da Atmosfera para problemas meteorológicos dos fenômenos adversos. (

Natalia Fedorova, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Moscou(1971), mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Moscou(1973) e doutorado em Meteorologia pelo Centro Hidrometeorológico da Rússia(1980). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso), Revisor de periódico da Floresta (UFPR. Impresso), Revisor de periódico da Bragantia (São Paulo, SP. Impresso), Revisor de periódico da Atmospheric Science Letters, Revisor de periódico da Atmospheric Research (Print), Membro de corpo editorial da PURE AND APPLIED GEOPHYSICS e Revisor de periódico da Aerosol and Air Quality Research. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Meteorologia Sinotica, Previsao de Tempo, Dados de Satelite.

Downloads

Publicado

2017-10-24

Edição

Seção

Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas