Influência do biodiesel e do diesel de soja na corrosão do aço carbono SAE 1020
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.008.0014Palavras-chave:
Biodiesel, Aço carbono SAE 1020, CorrosãoResumo
A demanda nacional por biodiesel está crescendo consideravelmente e estudos têm comprovado que o biodiesel se apresenta capaz de desencadear processos corrosivos em peças metálicas. Este trabalho tem como objetivo avaliar a taxa de corrosão do aço carbono SAE 1020 por perda de peso após envelhecimento acelerado em amostras de biodiesel de soja (B100) e em diesel com adição de 5% de biodiesel (B5 S500) à temperatura de armazenamento (25 ° C) e temperatura ambiente (100 ° C), por um período de 10 dias consecutivos. As amostras de aço carbono SAE 1020 (12,5 x 75 x 3 mm) foram retiradas da mesma placa de aço, lixadas, limpas e desengorduradas sequencialmente com álcool 98% e 100% acetona e submetidas a banho ultrassônico em 100% de acetona por 180 segundos. Após o ensaio de corrosão a 25 ° C e 100 ° C, observou-se a formação de depósitos de corrosão nas lâminas de aço carbono SAE 1020, nos casos das amostras de biodiesel de soja (B100) e diesel (B5 S500). Após o teste a 100 ° C, também foi observada uma mudança de cor, no caso das amostras de biodiesel de soja (B100). A taxa de corrosão do aço carbono SAE 1020, submetida ao biodiesel de soja (B100) e ao diesel (B5 S500), aumentou com a temperatura, sendo mais pronunciada nos corpos-de-prova submetidos ao teste de corrosão com biodiesel de soja (B100).
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