Estrutura e levantamento florístico de um fragmento de mata atlântica na Represa Billings, São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.007.0001

Palavras-chave:

Biodiversidade, Floresta Ombrófila Densa, Conservação da Natureza, Represa Billings

Resumo

A Mata Atlântica é o maior bioma do Estado de São Paulo, um dos complexos ecossistêmicos mais biodiversos do planeta, considerado um hotspot para conservação. Este trabalho teve como objetivo listar as espécies vegetais através da classificação das formas de vida de RAUNKIAER (1905), aprimorada por CABRERA & WILLINK (1973). O levantamento das espécies foi realizado por prospecções em 54 parcelas quadráticas de 36 m2, distribuídas uniformemente num fragmento florestal de 48.010.91 m2. Foram registradas 97 espécies, distribuídas em 47 famílias, com predominância de Myrtaceae. O levantamento foi realizado em dezembro de 2017, do total de espécies levantadas na área do fragmento: 63 foram árvores, 17 ervas, 6 epífitas, 4 lianas, 3 arbustos, 2 palmeiras, 1 é arborescente e 1 é árvore escandente. Destaca-se o registro da espécie vulnerável Euterpe edulis, todo material botânico encontra-se Herbário RBR - UFRRJ - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Vinicius Vitorio Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Possui Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tecnólogo em Patologia e Bioquímica (UEGS). É revisor da Revista Internacional de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avaliando artigos científicos relacionados aos temas: saúde pública, hidráulica, ecologia, zoologia, botânica e toxicologia ambiental. Possui experiência no uso de macroinvertebrados bentônicos como ferramentas de avaliação ecossistêmica e da qualidade da água. Realiza trabalhos no uso da entomofauna, para avaliação da qualidade da restauração florestal, também possui conhecimentos de taxonomia para os grupos recentes de Arthropoda com ênfase em Coleoptera e artrópodes de caverna. Tem experiência em toxicologia ambiental, atuando em temas como, biomagnificação e bioindicadores da qualidade ambiental. Também atua em estudos ecológicos da relação inseto e planta. Tem experiência em fitossociologia e inventário florestal da Mata Atlântica e seu uso no estudo de impactos ambientais. Possui experiência em licenciamento ambiental, saúde pública e avaliação de impactos ambientais. Possui experiência na Coordenação de projetos de manejo de herpetofauna, mastofauna e ornitofauna para licenciamento ambiental.

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: * Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) * Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) * Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) * Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) * Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) * Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) * Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) * Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) * Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até presente) *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 até presente) *Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2013) *Membro(Perito) do Comite Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) *Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: *ABIFARMA, *BVQi, *CRQ-RJ, *FAPERJ, *IBAPE-RO, *IBAPE-MG, *PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: *192 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB of SCIENCE 124 /SCOPUS 185 / SCIELO 389] *26 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), *73 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, *32 Técnicas Analíticas,Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); *291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, *3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); *2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), *405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) *285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) *30 Comissões Julgadoras. *251 Trabalhos Técnicos.

Carlos Eduardo Silva, Universidade Tiradentes

CEO da CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC, e professor universitário de graduação e pós-graduação. Possui Bacharelado em Administração e é graduando em Direito (Faculdade Estácio de Sergipe), Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (Universidade Tiradentes), Especialista em Direito Ambiental (Universidade Maurício de Nassau), cursando a especialização em Ciências Criminais (Faculdade 8 de Julho), é Mestre e Doutorando em Saúde e Ambiente (Universidade Tiradentes). No ensino superior atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Faculdade 8 de Julho, Faculdade Uninassau Aracaju, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Paulista (UNIP), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Serigy, Centro Universitário Ages (UniAges), e Faculdade de Negócios do Estado de Sergipe (FANESE). É palestrante e consultor independente de nível nacional com diversos artigos e livros publicados.

Lyanna Oliveira de Carvalho, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

Graduada no curso de licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRRJ, possuindo atuação na área de Educação Física Adaptada, Esportes Paralímpicos, área de Ciências da Saúde e reabilitação, além de possuir um grande interesse na área de educação física escolar e psicomotricidade. Como atuação ,política e acadêmica),a participação do Centro Acadêmico de Licenciatura em Educação Física-CALEF 2009-2010,Gestão:Não temos tempo a perder; DCE-Diretório Central dos Estudantes 2009-2010,2010-211,Gestão:Quem sabe faz a hora;Assessoria Especial do Centenário e foi Conselheira de Ensino Pesquisa e Extensão CEPE-2012 Possui formação técnica na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório-FAETEC,possuindo área de atuação em Gestão de empresas.

Carlos Domingos da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) - Manejo e Conservação do Solo e Culturas pela Universidade Federal de Viçosa (2000) ; Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Especialista em Administração de Programas de Desenvolvimento Agrícola - Escola Interamericana de Adminsitração Pública/FGV- RJ (1985). Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental - ENSP-CRUZ RJ (2010). Graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Estudos de Impactos Ambientais). Com atuação na área de Desenvolvimento Sustentável (Agroecologia) atuação com os temas: Sustentabilidade e Inclusão Social; Manejo de Resíduos e contaminação de solos; Conservação de Solo e Água; Conservação ambiental; Formação de Multiplicadores de Educação Ambiental.

Luccas Henrique Gomes Rigueiral, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em botânica, graduado como Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui extensão acadêmica em biologia vegetal, biologia marinha, geociências e educação ambiental. Atuação profissional na gestão do Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo São Sebastião. Educação ambiental e ecoturismo através da empresa Eco Experience - São Sebastião - SP desde 2015. Pesquisador científico na área de taxonomia vegetal e etnobotânica. Vice-presidente da ASCAM (Associação de Surf, Cultura e Ambiente de Camburi) e coordenador do projeto socioambiental "Litoral Limpo". Domínio de recursos básicos na computação. Bom domínio da língua inglesa.

Raphael Gomes de Paula, Helium Corporation Engenharia

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Estácio de São Paulo (SP)(2018). Tem experiência na área de Ciências Ambientais. 

Downloads

Publicado

2019-05-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2