Análise da implementação de um programa de sustentabilidade corporativa no Inmetro

Autores

  • Luiz Carlos de Lemos Arigony Silva
  • Carlos Eduardo Silva Escola Superior de Sustentabilidade
  • Josimar Ribeiro de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2011.001.0004

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social Corporativa, Inmetro

Resumo

No presente trabalho são deduzidas as condições essenciais para que se possa implementar um Programa de Sustentabilidade Corporativa e é pesquisado o grau de aderência à hipótese de que o Inmetro satisfaz tais condições. O objetivo é contribuir para que o Instituto, que desenvolve inúmeras ações voltadas ao Desenvolvimento Sustentável, tenha ainda maior alinhamento ao estado da arte internacional. Tomam-se como referência de características e de amplitude os critérios ISE Bovespa (Índice de Sustentabilidade Empresarial Bovespa) e DJSI World (Dow Jones Sustainability World Index), que nas suas Dimensões Ambientais e Sociais não contém especificidades que os invalidem para uma aplicação geral. A conclusão é que, embora o Inmetro desenvolva inúmeros programas voltados ao Desenvolvimento Sustentável, com impacto na sociedade brasileira, não há um programa formal de Sustentabilidade Corporativa, cobrindo aspectos ambientais e sociais de sua atuação interna. No entanto o Inmetro atende a quase todas as condições estratégicas elencadas, ou seja, estaria em condições de, com facilidade, implementar um programa de Sustentabilidade Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Silva, Escola Superior de Sustentabilidade

É Reitor da Escola Superior de Sustentabilidade (IES mantida pelo Instituto Socioambiental Árvore, do qual é Presidente do Conselho Diretor). Possui graduação em Administração (FASE), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), e é mestrando Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (UNIT). É fundador do Grupo Scientia Silva, que inclui a Escola Superior de Sustentabilidade, a Metamorfose Consultores Associados e a Sustenere Books do Brasil. Atua profissionalmente como pesquisador-bolsista do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/UNIT) no Laboratório de Biologia Tropical. Atua e atuou como coordenador e docente de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior como Faculdade Serigy, Faculdade Ages, FANESE, e UNIP. Suas atividades científicas se estendem ainda como Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Além de ter publicado o Dicionário de Meio Ambiente e diversos artigos científicos, é Editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

(1) FORMAÇÃO PROFISSIONAL: *Bacharelado Genética (UFRJ-IB/1975), *Licenciatura Ciências Físicas e Químicas (UFRJ-FE/1974), *Licenciatura Plena Ciências Biológicas(UFRJ-FE/1976), * Aperfeiçoamento Química Bioorgânica(UFRJ-NPPN/1976), * Mestrado Ciências Biológicas(UFRJ.1979), *Doutorado Ciências Biológicas(UFPr/1983), *Pós-Doutorado Saúde Ambiental(FIOCRUZ-IOC/1985), * Pós-Doutorado Engenharia Ambiental (UFRJ-COPPE/1998), * Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental(USP-IPEN/2003). (2) ATUAÇÃO PROFISSIONAL: *Professor da Escola de Engenharia ( UFRJ-DRHIMA), *Professor-Orientador Programa de Pós-graduação Tecnologia de Processos Químicos(UFRJ-EQ), * Professor-Orientador e Coordenador Adjunto do Programa de Engenharia Ambiental(UFRJ-EP/EQ), *Cientista e Professor Associado do Programa de Tecnologia Nuclear(USP-IPEN), *Pesquisador Científico bolsista do CNPQ(Engenharia Ambiental), * Professor Convidado:PRODEMA/UFAL,FGV- RJ. * Supervisor de Pós-Doutoramento na Escola de Engenharia(UFRJ). (3)PREMIOS e TÍTULOS: *IBAPE-RO,I *IBAPE-MG, *BVQi, *CRQ-RJ, *PNUMA, *FAPERJ, *ABIFARMA. (4)PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: *95 artigos publicados em Revistas Indexadas(base Sistema BVS,Scientific Commons,IBCT/Open acess & Scholary Information Systems,Directory of Open Acess Journals,Bioline International,Scielo); *15 Livros e 6 Capítulos (Eds:UFRJ,Thex,Bertrand,Moderna), *112 artigos completos em Anais de Congressos, *3 softwares com registro(Petrobras/UFRJ); *2 produtos tecnológicos patenteados(INPI), *32 técnicas Analíticas,Instrumentais ou Processuais(CETEM-MCT/UFRJ); *291 publicações Técnicas de Assesorias,Consultorias ou Pareceres(ABES , CREA-BA , CREA-MA , CREA-PI , CREA-PA , CREA-SC , CREA-Pr , CREA-RO , CRQ-AM , CRQ-RJ , CREA-MS , CETEM , CODEVASF , CNPq , CVRD , CREA -AL , DNIT , EMBRAPA , FURNAS, FIOCRUZ , FAPERJ , FGV-RJ , IBGE , IBAPE-MS , IBAPE-SP , IBAPE-Pr , MEC , MMA(P2R2) ,OAB--MS , OAB-MG , PETROBRAS , SABESP , UERJ , UNESP, TCE-MG. *251 Trabalhos Técnicos, *360 Participações em Bancas *23 em comissões Julgadoras. *309 Orientações.

Downloads

Publicado

2011-05-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>