Danos, causados aos múltiplos usos dos recursos hídricos proveniente da alteração do fluxo pela sedimentação e assoreamento do reservatório de uma usina elevatória no município de Barra do Piraí (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.008.0009

Palavras-chave:

Sedimentação, Assoreamento, Perda do volume útil, Prejuízos

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em apresentar algumas técnicas de valoração econômica ambiental quando não se dispõe de informações completas do mercado, e os resultados obtidos dão um enfoque mais quantitativo do que qualitativo aos custos encontrados. A metodologia foi realizada por meio de análise qualitativa da caracterização dos aspectos geradores dos impactos ambientais durante a fase de construção e operação da usina. Os resultados apontam que, houve a retenção de sedimentos e assoreamento do reservatório, com perda de seu volume útil, e consequentemente comprometimento dos usos múltiplos. Observou-se a partir do cálculo, que a perda dos benefícios (energia elétrica e controle de cheias) totais causados pela erosão e sedimentação, com redução do volume do lago para um período de 48 anos é de R$ 772.009,30. Em síntese verificou-se que passados quase cinquenta anos da construção da barragem, no início do ano 2000, o município de Barra do Piraí sofreu um desastre – enchente – que desabrigou famílias, destruiu residências, provocou danos incontáveis a infraestrutura pública e ao meio ambiente. Esse desastre totalizou danos dos passivos ambientais e da enchente, que chegam a um valor total de R$ 14.410.815,95 para o ano de 2001.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental ](UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental ](UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado [Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear](USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) [ Comitê Científico do Observatório Urbano](ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor) [Cátedra de Desenvolvimento Durável](UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: [216]Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE [120][SCOPUS 148][ SCIELO 348 ] [26] Livros [17] Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica), [75] Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, [32] Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); [29] Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, [3] Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); [2]Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), [451] Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) [368] Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) [249] Trabalhos Técnicos.

Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em ENGENHARIA SANITÁRIA pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), mestrado em Public Health Enginnering - LEEDS UNIVERSITY (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná. Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Assumiu a Presidência da companhia de saneamento no período de 2005 a 2006, retornou em 2008 ate Dezembro de 2009 . Assumiu a Pro-Reitoria do Campus da Várzea Grande no período de fevereiro 2013 a julho 2014. Tem experiência profissional e de pesquisa na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em e Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, qualidade da água, impactos ambientais de estações de tratamento de esgoto e reuso de água e efluentes. Em Marco de 2017 tomou posse como Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Margem Esquerda do Rio Cuiabá - CBA -ME. Atuou na coordenação geral do Projeto de Elaboração dos Planos de Saneamento Básico de 109 Municípios do Estado de Mato Grosso, finalizados em Março de 2018. Coordenadora Técnica do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Mato Grosso - 2020-2021; Professora Pesquisadora Associada do Programa do Mestrado de Recursos Hídricos da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Engenharia Ambiental - NIESA

Larissa Rodrigues Turini , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental (2013), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016) e Mestrado em Recursos Hídricos (2021) pela Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Doutoranda em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência em planejamento e gestão de saneamento básico. 

Gabriel Figueiredo de Moraes , Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental (2016), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2018) e Mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental (2019) pela Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Possui experiência profissional e de pesquisa na área de planejamento integrado de recursos hídricos e de saneamento básico. Atuou nos projetos de extensão para elaboração do PMSB para 111 municípios mato-grossenses (Convênio FUNASA, Governo do Estado de Mato Grosso e UFMT), do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Convênio Secretaria de Estado de Meio Ambiente e UFMT) e Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá, UPG P-4, (Convênio Ministério Público do Estado de Mato Grosso e UFMT).

Cleber Vinicius Akita Vitorio , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tecnólogo em Patologia e Bioquímica (UEGS). É diretor executivo e presidente do conselho superior da Helium Corp. Polímata e revisor da Revista Internacional de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avaliando artigos científicos relacionados aos temas: história natural, saúde pública, hidráulica, ecologia, zoologia, botânica, espeleologia e toxicologia ambiental. Possui experiência no uso de macroinvertebrados bentônicos como ferramentas de avaliação ecossistêmica e da qualidade da água. Realiza trabalhos no uso da entomofauna, para avaliação da qualidade da restauração florestal, também possui conhecimentos de taxonomia para os grupos recentes de Arthropoda com ênfase em Coleoptera e artrópodes de caverna. Tem experiência em toxicologia ambiental, atuando em temas como, biomagnificação, águas subterrâneas e bioindicadores da qualidade ambiental. Também atua em estudos ecológicos da relação inseto e planta. Tem experiência em fitossociologia e inventário florestal da Mata Atlântica e seu uso no estudo de impactos ambientais. Possui experiência em licenciamento ambiental, saúde pública e avaliação de impactos ambientais. Possui experiência na Coordenação de projetos de manejo de ictiofauna (ênfase em rivulídeos e ictiofauna de hidrelétricas), herpetofauna, mastofauna e ornitofauna para licenciamento ambiental.

Camilo Pinto de Souza , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atua diretamente na coordenação e gerenciamento de projetos e programas em diferentes áreas do Meio Ambiente, Sustentabilidade, ESG/ASG e Eficiência Energética. Ampla experiência no licenciamento e gestão ambiental com foco no atendimento aos requisitos legais e definição de estratégias de sustentabilidade para diferentes setores da economia. É Auditor Líder NBR ISO14001, Auditor Líder CONAMA 306 e Perito Judicial Ambiental - IEL/IBAPE. Coordena e executa a implantação, avaliação e auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental, Gerenciamento de Projetos, Avaliação de Impactos Ambientais, coordenação de Estudos Ambientais (EIA/RIMA, RAS, RAP, RAA, EIV, EVTEA, RCA, PBA, PCA e PRAD) com foco em infraestrutura de transportes (Rodovias, Portos e etc) e Agronegócio, assim como desenvolve estudos nas demais atividades produtivas de pequeno, médio e grande porte. Além das responsabilidades como coordenador, exerce atividades como: supervisão e execução dos Programas Ambientais; defesa técnica junto às instâncias governamentais locais, organizações sociais e demais partes interessadas; elaboração de proposta técnicas e comerciais e interface com clientes e fornecedores. Biólogo, Doutor pela (PGCTIA/UFFRJ), Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ), Especialista em Ciências Ambientais. Atualmente é consultor-pesquisador do IVIG/COPPE/UFRJ, UFF/FEC e UERJ/CEMAI desenvolvendo atividades de suporte técnico e cientifico voltadas à temática ambiental e já ministrou aulas como colaborador na UERJ - departamento de Biologia, na Universidade Veiga de Almeida e ex-Diretor Geral das Faculdades Integradas de Jacarepaguá ? FIJ.

Tatiana Santos da Cunha , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta e pesquisadora do curso de construção naval da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ZO. Professora e coordenadora das disciplinas de arquitetura naval 1 e 2, oceanografia operacional, planos e linhas, Introdução à ciência dos materiais e metodologia científica. Possui graduação em química, mestrado em Geoquímica Ambiental com estudos em contaminantes de regiões costeiras pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005), doutorado em Engenharia com ênfase em petróleo e gás pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), pós-doutortado em impactos ambientais de instalações nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear - IEN, Programa PNPD - CAPES (2011 - 2013). Tem experiência em diagnóstico ambiental das atividades petrolíferas através de análises geoquímicas e modelagem de dispersão de poluentes.

Tetyana Gurova , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Politécnico de Kiev - Ucrânia (1993), doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE - UFRJ (1997) e pós-doutorado no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ. Atualmente é Professora Associada no Departamento Naval e Pesca da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) na área de Manutenção e Reparo em Estruturas Navais e Offshore, colaboradora do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE /UFRJ. Foi membro do Comitê Técnico Setorial Naval e Off-Shore da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, 2011-2016). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Ensaios Não Destrutivos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise das tensões residuais por difração de raios-X utilizando equipamento portátil RAYSTRESS e equipamento portátil magnético STRESSVISION .

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>