Produtos naturais anti - Helicobacter pylori: revisão

Autores

  • Mariana Lenina Menezes Aleixo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Carla Galbiati Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Larissa Maria Scalon Lemos Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.001.0005

Palavras-chave:

Helicobacter pylori, Produtos Naturais, Atividade Antibacteriana, Mel, Própolis

Resumo

A infecção pela bactéria Helicobacter pylori é considerada um problema de saúde pública, com intrínseca relação saúde e ambiente, a infecção bacteriana crônica mais comum no mundo, com alta prevalência em países em desenvolvimento. O uso de produtos naturais voltados a inovação medicamentosa, aumenta o interesse por novos princípios ativos a base de produtos naturais, contudo, a atividade antibacteriana forte ainda é controversa quanto a concentração inibitória mínima desses produtos, principalmente no que tage à H. pylori. Este trabalho realizou uma revisão sistemática dos produtos naturais com atividades anti-Helicobacter pylori disponíveis na literatura tendo como parâmetro inicial a revisão de plantas medicinais anti-H. pylori analisadas por Wang (2014) e como critério de classificação a concentração inibitória mínima. A pesquisa foi desenvolvida por meio da busca de artigos nas bases de dados online BVS, BDENF, LILACS, MEDLINE, PUBMED, Scielo, Bireme e ScienceDirect., os descritores utilizados foram: Helicobacter pylori, anti-Helicobacter pylori, produtos naturais, atividade antibacteriana, própolis e mel, traduzidos para o inglês. A busca resultou no total de 138 artigos, dos quais 59 artigos são da revisão de Wang (2014) e outros 79 foram encontrados nas bases de dados, que proporcionou um acréscimo de 57 artigos de plantas medicinas, 12 artigos de produtos distintos de plantas medicinais (mel, própolis, iogurte e cogumelo) e 10 artigos de estudos clínicos e in vivo. Foram encontrados 162 produtos naturais distintos, a maioria deles plantas medicinais, resultando na avaliação de 128 produtos naturais anti-Helicobacter pylori. Segundo a classificação de Wang somente 16 produtos apresentam atividade forte, e a maioria deles são frações. Com atividade forte-moderada mostra 45 produtos; com atividades moderada-fraca e fraca mostram 37 e 30 produtos, respectivamente. A nova classificação de produtos naturais com atividade anti-H. pylori proposta nessa pesquisa apresenta 5 classes de acordo com a sua concentração inibitória mínima: produtos com atividade forte, boa, moderada, fraca e sem atividade. Pela nova classificação proposta, apresentamos 43 produtos naturais com atividade forte, com 19 frações e 24 extratos; 40 produtos com atividade boa; 18 com atividades moderada e 15 produtos com fraca; na classificação sem atividade quatro produtos. A revisão ampliou os produtos naturais anti- Helicobacter pylori com novas plantas medicinais, produtos de origem animal e estudos clínicos e pré-clínicos. A nova classificação permitiu a inclusão de outros extratos vegetais, produtos de origem animal e fungos com atividade anti-Helicobacter pylori, e ampliou a faixa de produtos considerados com forte atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lenina Menezes Aleixo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso. Programa de Ciências Ambientais. Cidade Universitária – CELBE, R. Santos Dumont, Cáceres, MT, CEP: 78200.000.

Carla Galbiati, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Agronomia. Cidade Universitária – CELBE, R. Santos Dumont, Cáceres, MT, CEP: 78200.000.

Larissa Maria Scalon Lemos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso. Departamento de Enfermagem. Campus Universitário de Cáceres, R. São João S/ Nº, Cáceres, MT, CEP: 78200.000.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)