AS TRÊS ECOLOGIAS DE GUATTARI

REPENSANDO O CONSUMISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Autores

Palavras-chave:

ecosofia, obsolescência programada, consumismo, sustentabilidade, mudanças climáticas

Resumo

O presente artigo baseou-se nos pressupostos ecosóficos Guatarriano como ponto de partida, para elaborar uma análise crítica à obsolescência programada e ao consumismo desenfreado, destacando os impactos ambientais e sociais desses fenômenos. A metodologia aplicada foi uma análise qualitativa do texto As três Ecologias de Félix Guattari para conjecturar questionamentos dialéticos e reflexivos sobre as obsolescências programada e perceptiva e seus impactos sociais. Na primeira seção, foram discutidas as estratégias de marketing e manipulação psicológica promovidas pela obsolescência programada e percebida que estimulou a população norte-americana ao consumismo excessivo. A análise incluiu a perspectiva de Rossini e Naspolini sobre a “obsolescência da desejabilidade”, em que produtos bem conservados são substituídos por novos modelos devido ao apelo de design e pequenas melhorias funcionais. Na segunda seção, abordou-se a visão sistêmica de Guattari sobre o meio ambiente, que integra as ecologias ambiental, social e mental. Ele propõe uma mudança radical nas práticas de consumo e nas formas de subjetivação para enfrentar a crise ecológica. A ecosofia destaca a necessidade de reduzir o consumo, recuperar o meio ambiente e modificar a subjetividade humana para mitigar os danos ambientais. O escritor critica o modelo capitalista que perpetua uma cultura de descarte e enfatiza a importância da justiça social e da equidade como parte de qualquer solução sustentável. O artigo conclui que é essencial adotar uma nova ética de consumo e implementar práticas como a logística reversa e economias circulares para promover a sustentabilidade e enfrentar as mudanças climáticas.

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Biografia do Autor

Silvio Antonio Cardoso de Castilho, Universidade Federal de Goias

Mestre em Filosofia e Ensino pelo CEFET/RJ. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis - GO. Granduando em Pedagogia - UFG. Tem experiência como Professor do ensino superior das disciplinas de Filosofia da Educação, Metodologia Científica. Ministrou filosofia para o ensino médio no Colégio Professor Faustino, na Rede Estadual de Educação, Goiânia (GO) e no Instituto Federal de Goiás atuou como professor de Filosofia I, II e III para os cursos técnicos e tecnológicos, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissionalizante. Atuou ainda como Professor Formador na disciplina de Ética e Cidadania na modalidade EAD pelo Instituto Federal de Goiás. Ministrou a disciplina de Empreendedorismo na Escola Técnica de Brasilia. Tem interesse em pesquisa na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia e Política. Ensino técnico e tecnológico.

LUCIVANIO OLIVEIRA SILVA, INSTITUTO FEDERAL DE GOIAS

 

         Possuo graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás, com mestrado em Biologia na área de concentração em Ecologia pela Universidade Federal de Goiás e estou fazendo doutorado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais do Cerrado - RENAC/UEG.  Atuo como Professor de Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no Câmpus de Valparaíso de Goiás. Já atuei como Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas  e Coordenador Acadêmico.  Sou membro efetivo do NASPO (Núcleo de Pesquisa em Agroecologia e Sistemas Produtivos Orgânicos) do IFG Valparaíso. Minhas pesquisas envolvem questões ambientais, sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas do cerrado, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e recuperação de áreas degradadas, cerrado, educação ambiental, valoração ambiental. 

Publicado

2024-07-01