Quantificação dos macro e micronutrientes BA, CA, CU, FE, K, MG, MN, NA, P e ZN no pseudofruto do caju Anacardium occidentale L. das cidades de Amajari, Boa Vista, São João do Baliza e Caroebe do estado de Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.002.0002

Palavras-chave:

Caju, Metais, Fruta regional, Roraima

Resumo

Este trabalho teve como objetivo quantificar os nutrientes Ba, Ca, Cu, Fe, K, Mg, Mn, Na, P e Zn no pseudofruto do Caju Anacardium occidentale L. das cidades de Amajari, Boa Vista, São João do Baliza e Caroebe do Estado de Roraima. Para tanto, foram coletadas 26 amostras de caju distribuídas nos Municípios de Boa Vista, Amajari, São João da Baliza e Caroebe. Os resultados demonstraram que o pseudofruto do caju do Estado de Roraima apresentou uma média de 84 % de umidade e 0,21 % de cinzas. Em todas as amostras as concentrações para Ba, Cu, Fe, Mn e Zn estiveram abaixo do limite de quantificação do espectrômetro de emissão óptica em plasma indutivamente acoplado. Já as concentrações para Ca, K, Mg, Na e P estiveram compreendidas na faixa de 4,4-72,1, 56,0-918,8, 39,2-163,6, 22,2-155,8 e 59,7-201,8 mg kg-1, respetivamente. Os resultados obtidos estão em consonância com os valores de referência da TACO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackiely dos Santos Silva, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Roraima (2021).

Rosivaldo Ferreira de Sousa , Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Roraima (2019). Durante a graduação, participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica fazendo parte do Grupo de Pesquisa Química Analítica Aplicada com sede no Laboratório de Grão e Águas, vinculada ao Departamento de Química da Universidade Federal de Roraima. Atualmente (2023) cursa Doutorado Direto no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP). 

Marcus Alexandre Carvalho da Silveira , Universidade Federal de Roraima

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química

Leovergildo Rodrigues Farias , Instituto Federal de Roraima

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal de Roraima (2006), é mestre em Química, com área de concentração, Química Analítica na linha de pesquisa, análise de traços em matrizes ambientais. Doutor em Recursos Naturais (Ciências Ambientais) pela Universidade Federal de Roraima. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima nos cursos: Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Licenciatura em Ciências Biológicas e do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Francisco dos Santos Panero, Universidade Federal de Roraima

ossui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Teologia de Boa Vista, Especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal de Roraima, graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Roraima, Especialização em Química, Mestrado em Química pela Universidade Federal de Roraima e Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Amazônia Legal-BIONORTE pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFRR e professor 40hDE da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, Química Ambiental, Qualidade de Águas, Quimiometria, Química Verde e Sustentável, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Química de Alimentos, Machine Learning, Infravermelho Médio, Infravermelho Próximo-NIR. 

Mirla Janaina Augusta Cidade, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação (2008) e mestrado (2011) em Quimica pela Universidade Federal de Roraima e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental. 

Downloads

Publicado

2023-06-19