Produção de mudas de pimentão utilizando substrato alternativo constituído por lodo de esgoto e esterco caprino
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.012.0008Palavras-chave:
Resíduos do saneamento, Uso agrícola de resíduos, Saneamento ecológicoResumo
A produção de mudas é uma das principais etapas do cultivo de hortaliças, uma vez que depende dela o desenvolvimento final das plantas nos canteiros de produção. A utilização e o aproveitamento de diferentes resíduos para a composição do substrato têm sido uma importante alternativa, capaz de tornar esta etapa da produção mais sustentável, sem que as mudas percam a sua qualidade. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar o crescimento de mudas de pimentão (Capsicum annuum L.) cultivado em substrato alternativo, constituído de lodo de esgoto doméstico, proveniente de fossa séptica, e esterco caprino. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro tratamentos (substratos) constituídos de solo com esterco caprino ou com lodo de esgoto doméstico em diferentes proporções: Esterco 2:1 (2:1 v/v, solo e esterco caprino); Esterco 1:1 (1:1 v/v, solo e esterco caprino); Lodo 2:1 (2:1 v/v, solo e lodo de fossa séptica) e Lodo 1:1 (1:1 v/v, solo e lodo de fossa séptica) e dez repetições. Foram avaliadas o número, a largura e o comprimento das folhas, a altura das plantas, o diâmetro caulinar, o comprimento, a massa seca das raízes e a massa seca total. A análise de variância indicou que houve diferença significativa para todas as variáveis analisadas. Com exceção do comprimento da raiz, as máximas médias de todas as variáveis estudadas foram obtidas através do cultivo do pimentão no substrato constituído de lodo de esgoto doméstico, proveniente de fossa séptica, preparado na proporção de 1:1 v/v. Assim, seja na proporção de uma parte de lodo para uma ou duas partes de solo, o lodo de fossa séptica tratado e isento de microrganismos patogênicos apresenta potencialidade para o uso na preparação de substratos para a utilização na produção de mudas de pimentão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.