Características morfológicas do mosquitinho (Gypsophila Paniculata L.) submetido a diferentes compostos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0005Palavras-chave:
Mosquitinho, Esterco bovino, HumoativoResumo
O mosquitinho (Gypsophila paniculata L.), é uma planta utilizada para compor arranjos florais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da utilização do Humoativo e do Esterco Bovino na caracterização morfológica do mosquitinho. O experimento foi realizado na Casa de Vegetação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA - Campus de Vitória da Conquista, Bahia. Utilizou-se diferentes proporções de Esterco Bovino - EB e Humoativo - HA, constituindo os seguintes tratamentos: T1: 0% de EB e 0% de HA; T2: 25% de EB e 75% de HA; T3: 50 % de EB e 50 % de HA; T4: 75% de EB e 25% de HA; T5: 100% de EB e 0 % de HA; T6: 0 % de EB e 100 % de HA. O delineamento foi inteiramente ao acaso (DIC), com quatro repetições, totalizando 24 unidades experimentais. A partir do transplante, foram avaliadas Altura da Planta, Número de Hastes Florais, Altura da Haste Floral, Número de Ramificações primárias da haste floral, e Diâmetro da flor. Também foi verificado o peso fresco e seco da planta. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) seguida do teste de média (Tukey a 5%) utilizando-se o programa estatístico SAEG - Statistical Analysis System (GOMES, 1992). O uso do EB e do HA favoreceram o acúmulo do peso fresco da flor, do caule, da raiz e peso fresco total. Ocorrendo o mesmo para peso seco. Todas as variáveis analisadas aumentaram com as doses do EB e HA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.