Fissuramento de solos devido aos ciclos de umedecimento e secagem e sua relação com a radiação solar no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0005Palavras-chave:
Solos, Fissuras, Radiação Solar, Experimento de CampoResumo
O ressecamento do solo é um processo natural que ocorre nas estações mais secas do ano. Em 2020, a região centro-sul do Brasil viveu um período de grande seca, chamando a atenção para este problema. A perda de água por evaporação gera tensões na camada superficial do solo que, quando excedem a resistência do solo à tração, provocam rachaduras nos mesmos. Neste trabalho foram estudados diferentes tipos de solos da cidade de Irati-PR, Brasil, a fim de avaliar a evolução do fissuramento durante a estação seca. O material coletado foi dividido em dois grupos. O primeiro grupo foi exposto às condições meteorológicas, tendo a precipitação e a radiação solar como principais agentes. O segundo grupo foi mantido protegido da incidência das chuvas e dos raios solares. Dia após dia, o processo de fissuração foi registado. As imagens obtidas foram processadas utilizando o programa ImageJ®. A partir da contagem de pixels nas imagens processadas foi calculado o Coeficiente de Intensidade de Fissuras (CIF) diário de cada amostra de solo. Foi investigada a correlação entre a radiação solar e o Coeficiente de Intensidade de Fissuras. Após a análise, os resultados mostram um Coeficiente de Intensidade de Fissuras mais elevado para solos com maiores índices de plasticidade, indicando que o tipo de solo afetou os resultados. Além da plasticidade, o teor de finos dos solos exerce influência no padrão e na quantidade de rachaduras. Os resultados mostraram ainda que a radiação solar está diretamente relacionada com a fissuração e que, após o primeiro ciclo de umedecimento e secagem todos os solos se apresentam mais vulneráveis a uma fissuração mais elevada do que aquela observada anteriormente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.