Análise de tendência em dados pluviométricos e de temperatura mensais em Curitiba/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0016

Palavras-chave:

Temperatura, Tendência, Correlação, Curitiba, Precipitação

Resumo

As informações climáticas são de grande importância para o desenvolvimento de diversas atividades em uma sociedade. O clima exerce influência na adaptação de estruturas e tecnologias, nos hábitos, na saúde, na atividade agrícola e no desenvolvimento econômico, pois todas estas atividades precisam se adequar a altas ou baixas temperaturas, aos volumes de precipitações e aos níveis de umidade. Este trabalho visa contribuir para os estudos de tendências climáticas observadas nos anos recentes. As variáveis temperatura e precipitação são analisadas, discutidas e correlacionadas. O banco de dados estudado foi fornecido pelo INMET e se refere a uma estação meteorológica convencional instalada na capital Paranaense, Curitiba. Os dados compreendem o período entre 2013 e 2019, e agregam informações a trabalhos anteriores realizados na região. Séries de temperatura máximas e mínimas mensais, bem como médias máximas e mínimas mensais e precipitação acumulada mensal foram estudadas para todo o período. Para cada uma das séries de temperatura, uma linha de regressão foi estabelecida pelo método dos mínimos quadrados. Para a série de precipitação uma análise da distribuição dos totais mensais ao longo de todo o período foi discutida. As variáveis foram correlacionadas entre si para o intervalo de tempo em estudo. Deu-se também uma análise estatística das informações. Foi observado que tanto para temperaturas máximas quanto para temperaturas mínimas, tem havido nos anos em estudo uma tendência de aumento. Com relação à precipitação observa-se uma leve tendência de diminuição nos totais precipitados. Entre as variáveis temperatura e precipitação observou-se o comportamento típico dos locais geograficamente semelhantes a Curitiba; verões (dez a fev) mais úmidos e invernos (jun a ago) mais secos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virnei Silva Moreira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestrado em Física (2006-2008) na Universidade Federal de Santa Maria na areá de Física da Atmosfera, doutorado em interação superfície-atmosfera (2008-2012) na Universidade Federal de Santa Maria, com período sanduíche no INPA - Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas, junto a coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos. Atualmente professor da Universidade Federal do Paraná - Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar (UFPR) . Atua principalmente nos seguintes temas:Modelos de Agroecossistemas, Física da Atmosfera, poluição atmosférica e sua relação com doenças respiratórias, balanço hídrico, interação solo-planta-atmosfera, umidade do solo, modelos de infiltração de água no solo, monitoramento ambiental. Grupo de pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4622156529941714

Laura Fernandes da Conceição, Universidade Federal do Paraná

Formação: Ensino Superior ? Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, cursando pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; - Experiência Profissional: Cargo: ​Educadora Sócio Ambiental - SANEPAR ? ?Projeto Chuá? 2018/2019; - Formação Complementar:    Curso de Segurança do Trabalho  SENAI - Carga horária: 14h ano de 2019;   Curso de Educação Ambiental  SENAI - Carga horária: 14h ano de 2019;   Minicurso Introdução à Perícia Ambiental Judicial  - UFPR ? Unidade Mirassol-PR Carga horária: 3h ano de 2017;   Participação da 2ª Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária - UFPR ? Unidade Mirassol-PR Carga horária: 12h ano de 2017; Curso de Agente de Desenvolvimento Sócio Ambiental  PRONATEC/IFPR ? Campus Paranaguá-PR Carga horária: 160h ano de 2014.  

Elisangela do Prado Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2003) e mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Paraná no Campus Pontal do Paraná-PR e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da UFPR (PPGECC-UFPR). Tem experiência na área de Geotecnia, com ênfase em deslizamentos de encostas e solos não saturados. 

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas