Desenvolvimento de um novo produto sustentável: pesquisa de mercado nos estágios iniciais de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0008

Palavras-chave:

Modelo Kano, Suplemento alimentar, Resíduo agroindustrial, Cogumelo comestível, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a ‘voz do consumidor’ aplicando o Modelo de Kano modificado em um questionário focado em um novo produto alimentar funcional. A pesquisa de consumo foi realizada por meio de um questionário online e as respostas foram utilizadas para classificar os atributos de um suplemento alimentar, identificar as principais necessidades e desejos do consumidor e analisar a aceitação de um novo suplemento alimentar que contém casca de palmito e Lentinula edodes. Os resultados mostram que o teor de proteína e os benefícios nutricionais são características de alto desempenho que satisfazem o consumidor de suplementos alimentares. Os consumidores tendem a selecionar produtos sem glúten e com “clean label” contendo ingredientes naturais com benefícios nutricionais e para a saúde. A exigência de naturalidade levou à aceitação da casca do palmito e do cogumelo como ingredientes alimentícios. Este parece ser o único estudo acadêmico que descreve a aplicação desta metodologia e métodos auxiliares à indústria de alimentos para pesquisa do consumidor e para direcionar os esforços de melhoria nos estágios iniciais do desenvolvimento de novos produtos. Além disso, este estudo destaca uma oportunidade de mercado para desenvolver um produto inovador e prático com compostos naturais nutritivos e bioativos, melhorando a saúde e o bem-estar humano e a sustentabilidade ambiental associada ao descarte de resíduos agroindustriais do processamento de palmito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaynã Gonçalves Timm, Universidade Regional de Blumenau

Atualmente é aluna de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizando pesquisa de doutorado no Laboratório de Engenharia de Biomassas (Lebio) da FURB, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Unidade Florestas (Colombo/PR) - Embrapa Florestas. Mestre em Engenharia Ambiental pelo PPGEA da FURB, bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), realizando pesquisa de mestrado no Lebio/FURB, em parceria com a Embrapa Florestas (2018-2020). Formada em Engenharia Química pela FURB (2012-2017). Foi bolsista de iniciação científica/estagiária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Embrapa Florestas, no período de 2013 a 2016. Tem experiência em análise de combustíveis e está adquirindo experiência em engenharia de bioprocessos, desenvolvendo processos e produtos com uso de biomassa lignocelulósica para aplicações biotecnológicas nas áreas ambiental e de alimentos, com fungos filamentosos.

Cristiane Vieira Helm, Embrapa Florestas

Possui graduação em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988), mestrado e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) (2004). Atualmente é Pesquisadora A da Embrapa Florestas - Colombo/PR. Responsável pelo Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais Não Madeiráveis da Embrapa Florestas, co-orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Alimentos Funcionais e para fins especiais, Desenvolvimento de novos produtos, Composição química e nutricional, Compostos bioativos, atividade antioxidanre, Aproveitamento de resíduos agroindustriais, Fermentação e produção de enzimas por macrofungos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Produtos Florestais como erva-mate, pinhão, frutas nativas, pupunha e cogumelos. 

Ida Luciana Martins Noriler, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e Mestrado em Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Cursou MBA Executivo em Recursos Humanos pelo Instituto Nacional de Pós Graduação. Atualmente é sócia da ComTato Consultoria e Instrutoria e docente em cursos de extensão da UNICAMP. Trabalhou como coordenadora de tutoria a distância. Foi coordenadora de conteúdo em cursos do SEBRAE EaD. É atualmente Diretora de Patrimônio no Colégio Rio Branco Campinas. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, plano de negócio e recursos humanos. 

Michele Debiasi Alberton, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Produtos Naturais, com ênfase em Fitoquímica e avaliação da atividade biológica. Atua no Programa de Pós-Graduação em Química e Programa de Pós-graduação em Biodiversidade da mesma instituição, como professora permanente. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química da FURB durante dois mandatos (2019-2022). Atualmente, é a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB, com mandato entre 2023-2026.

Gilberto Simeone Henriques, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (1996), com mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF-USP (1998 e 2002). Foi professor titular da Faculdade Evangélica do Paraná. Atualmente é professor Associado do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participa do grupo de pesquisa Alimentos e Nutrição Humana. Tem experiência na área de Nutrição Humana e Dietética, com ênfase em Nutrição Experimental e sendo suas linhas de pesquisa a bioacessibilidade e biodisponibilidade de minerais tais como zinco, cobre, magnésio e selênio, metaloenzimas em sistemas biológicos e marcadores para micronutrientes.

Lorena Benathar Ballod Tavares, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Com doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica na área de Tecnologia de Fermentações pela Universidade de São Paulo/USP, mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras/UFLA e graduação em Farmácia com habilitação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, é credenciada desde 1999, como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordena projetos de PD&I junto ao grupo de pesquisa Desenvolvimento de Processos e Produtos das áreas Farmacêutica, Ambiental e de Alimentos com uso de Biomassa, vinculado ao CNPq. Responsável pelo Laboratório de Engenharia de Biomassas da FURB, orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, e supervisiona estágios em nível de Pós-Doutorado. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq, tem experiência em processos biológicos nas seguintes áreas de atuação: Aplicações biotecnológicas nas áreas ambiental, farmacêutica e de alimentos com leveduras e fungos basidiomicetos; Tratamento de efluentes coloridos e degradação biológica; Transformação de biomassa em energia e compósitos. 

Downloads

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)