Análise espacial e monitoramento da qualidade da água do Rio Dourados, 2018-2019
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0024Palavras-chave:
Rio Dourados, Qualidade da água, Variáveis físico-químicasResumo
A poluição de um ambiente aquático significa a ocorrência de qualquer alteração nas condições físicas, químicas ou biológicas do meio colocando em risco a saúde do homem e dos elementos da biota, dando-se desta forma, origem à contaminação. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os possíveis níveis de contaminação presente nas águas do Rio Dourados. Além de avaliar também a qualidade da água de acordo com aspectos físico-químicos. O período de estudo compreendeu do mês de setembro de 2018 a julho de 2019 correspondendo a um total de seis coletas ocorridas em quatro pontos distintos e fixadas ao longo da Sub Bacia do Rio Dourados. Foram determinadas as seguintes varáveis físico-químicas: temperatura, pH, oxigênio consumido (matéria orgânica), oxigênio dissolvido, acidez total, alcalinidade total, cloreto, dureza, turbidez, sólidos totais. Observou-se dentre os meses de avaliação que o índice pluviométrico foi o fator que mais influenciou na qualidade das águas do Rio Dourados. As concentrações médias obtidas para as variáveis físico-químicas não ultrapassaram os limites preconizados pela Resolução 357/2005 do CONAMA para águas Classe 2, em todos os pontos, caracterizando uma boa qualidade das águas da Bacia. Apesar de uma razoável preservação das Áreas de Preservação Permanente às margens da Sub Bacia, este fator tem contribuído para que não haja um aumento nos níveis de poluição, como verificado principalmente nos baixos valores das variáveis: turbidez, acidez, cloreto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.