Análise espacial e monitoramento da qualidade da água do Rio Dourados, 2018-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0024

Palavras-chave:

Rio Dourados, Qualidade da água, Variáveis físico-químicas

Resumo

A poluição de um ambiente aquático significa a ocorrência de qualquer alteração nas condições físicas, químicas ou biológicas do meio colocando em risco a saúde do homem e dos elementos da biota, dando-se desta forma, origem à contaminação. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os possíveis níveis de contaminação presente nas águas do Rio Dourados. Além de avaliar também a qualidade da água de acordo com aspectos físico-químicos. O período de estudo compreendeu do mês de setembro de 2018 a julho de 2019 correspondendo a um total de seis coletas ocorridas em quatro pontos distintos e fixadas ao longo da Sub Bacia do Rio Dourados. Foram determinadas as seguintes varáveis físico-químicas: temperatura, pH, oxigênio consumido (matéria orgânica), oxigênio dissolvido, acidez total, alcalinidade total, cloreto, dureza, turbidez, sólidos totais. Observou-se dentre os meses de avaliação que o índice pluviométrico foi o fator que mais influenciou na qualidade das águas do Rio Dourados. As concentrações médias obtidas para as variáveis físico-químicas não ultrapassaram os limites preconizados pela Resolução 357/2005 do CONAMA para águas Classe 2, em todos os pontos, caracterizando uma boa qualidade das águas da Bacia. Apesar de uma razoável preservação das Áreas de Preservação Permanente às margens da Sub Bacia, este fator tem contribuído para que não haja um aumento nos níveis de poluição, como verificado principalmente nos baixos valores das variáveis: turbidez, acidez, cloreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Melissa Dias dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2017); atuação com bolsa de pesquisa PIBIC na área de Ecologia, com ênfase em Ictiologia - Parâmetros Populacionais (2016) e com bolsa de pesquisa PIBIC na área de Agronomia com ênfase em Ciência do Solo - Manejo e Conservação do Solo (2017). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental na área de Ciência Ambiental, com ênfase em monitoramento ambiental da qualidade de água da Bacia do Rio Dourados, pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2020). Atualmente Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental na área de Ciência Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, linha de pesquisa em monitoramento ambiental, com foco em avaliação da restauração de áreas degradadas, por meio de chuva de sementes e dinâmica da produção e acúmulo de serapilheira em três fitofisionomias do Cerrado - Mato Grosso do Sul. 

Ivan Ramires, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Titular da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Participa como orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFGD. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroquímica, corrosão e química ambiental.

Cleidimar João Cassol, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira (2015); Segunda graduação: Licenciatura Plena em Química (Programa Especial de Formação de Professores) pela Universidade Tecnológica Federal do Parana Medianeira (2017), Mestrado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira (2018); Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2022). Atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição Ambiental; Qualidade física e química da água; Índice de Qualidade da Água-IQA; Caracterização física e química de solos; Capacidade Máxima de Adsorção de Fósforo do Solo; Determinação de elementos metálicos em solos de referência; Fragilidade Potencial e Ambiental de Bacias Hidrográficas; Ensino de química para nível médio. 

Downloads

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)